Cadernos de Etnolingüística: Série Monografias

(1284415391|%e %b %Y, %H:%M %Z|agohover)

Acaba de ser inaugurada, com a publicação do Vocabulário Arikapú-Português (organizado por Hein van der Voort; ISBN 978-0-9846008-0-9), a Série Monografias dos Cadernos de Etnolingüística. A Série publicará, como volumes independentes, trabalhos de extensão maior que a de um artigo tradicional, tais como dicionários, esboços gramaticais ou edições anotadas de manuscritos antigos.

A Série combina as vantagens de um periódico (a seleção criteriosa por um quadro editorial qualificado) com as de um livro (como, por exemplo, a possibilidade de se publicarem volumes temáticos independentes, organizados por editores convidados; um bom exemplo seriam anais reunindo trabalhos apresentados em conferências). Cada volume da Série Monografias recebe seu próprio ISBN.

O Vocabulário Arikapú-Português, documentando o conhecimento lingüístico dos dois últimos falantes da língua (um deles, infelizmente, agora falecido), ilustra bem um dos objetivos da Série Monografias: a divulgação de resultados de pesquisa de campo com línguas pouco conhecidas e seriamente ameaçadas. Além de promover o conhecimento da língua Arikapú (tanto entre as comunidades indígenas, quanto entre pesquisadores), a divulgação de tais dados, em meio eletrônico e de acesso aberto, fornece importantes subsídios para os estudos comparativos da família Jabutí e do tronco Macro-Jê.

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.