(22 Oct 2020 18:40)
O Projeto Aldevan Baniwa, que a Biblioteca Digital Curt Nimuendajú tem a honra de sediar, está entre os 10 finalistas (eixo "Inovação", categoria "Fomento à Leitura") do 62º Prêmio Jabuti:
https://www.premiojabuti.com.br/finalistas/
Liderado pela bióloga Noemia Ishikawa e pela antropóloga Ana Carla Bruno (ambas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), o Projeto Aldevan Baniwa busca promover conexões entre saberes tradicionais e acadêmicos, fortalecer as línguas indígenas e valorizar a biodiversidade da Amazônia através da publicação e distribuição de livros infantis e técnico-científicos em diversas línguas indígenas e não indígenas.
O projeto teve início em 2019 com a publicação do livro "Brilhos na Floresta", lançado inicialmente em português, inglês, japonês e Nheengatú. Desde então, foram publicadas traduções em espanhol, Tukano, Baniwa, francês, Huarpe, Avá-Guaraní e Kaingáng. Além da participação de biólogos, antropólogos e linguistas, a equipe inclui uma rede cada vez mais ampla de tradutores indígenas:
http://www.etnolinguistica.org/brilhos:obras
O título do projeto homenageia um dos co-autores (e protagonista) do livro, falecido prematuramente em decorrência do coronavírus: