Dossiês linguísticos no Boletim do Museu Goeldi: Parentesco em Tupi e Caribe; Partículas

(24 Nov 2019 17:09)

Neste ano, o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, publicou dois números especiais com respeito a línguas indígenas das terras baixas da América do Sul.

O primeiro número do ano, 14/1, contem o dossiê “Novas perspectivas na terminologia de parentesco nas línguas Tupí e Caribe”. Esse dossiê, organizado por Joshua Birchall (Museu Goeldi) e Fiona Jordan (University of Bristol), contem oito artigos e pretende construir uma ponte entre as abordagens linguísticas e antropólogicas de sistemas de parentesco em sociedades indígenas.

Esse número é de livre acesso e baixável em PDF tanto via o website do Boletim <http://editora.museu-goeldi.br/humanas/> quanto via a plataforma SciELO <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-8122&lng=en&nrm=iso>.

O último número deste ano, 14/3, contem o dossiê “Partículas”. Esse dossiê, organizado por Marina Magalhães (Universidade de Brasília) e Léia de Jesus Silva (Universidades Federais de Goiás e Santa Catarina), contem nove artigos abordando a questão da natureza de partículas como uma verdadeira classe de palavras em várias línguas amazônicas e uma língua crioula de base português.

Esse número é de livre acesso e baixável em PDF via o website do Boletim <http://editora.museu-goeldi.br/humanas/> e será também disponível na plataforma SciELO no final deste ano.

Números especiais anteriores do Boletim sobre línguas indígenas são 10/2, 8/2, 2/2 e 1/1.

Hein van der Voort
Museu Goeldi
(publicado originalmente na lista Etnolingüística)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.