Portal Olhar 21, 24/abril/2012. "O casal de educadores, Eunice Dias de Paula, e Luiz Gouveia de Paula, mora na Aldeia dos Índios Tapirapé na região da Serra Urubu Branco, no município de Confresa, há mais de 40 anos. Os educadores vieram de Campinas-SP para a região no ano de 1973, a convite do Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldaliga, para assumirem a área de educação, uma preocupação da comunidade indígena e do religioso. Em 1970 havíamos tido um contato muito rápido com o povo. Em entrevista a Rádio Comunitária Eldorado ao Repórter Robson Garcia, no dia 20/04, o casal contou um pouco da experiência com os Índios." |
Como esclarecem Luiz e Eunice de Paula, a matéria contém "um erro grosseiro que precisa ser retificado: Os Apyãwa (Tapirapé) somam hoje cerca de 750 pessoas morando em 07 aldeias que se localizam em duas terras indígenas: a Terra Indígena Urubu Branco e a Área Indígena Tapirapé-Karajá. Reiteramos que essa informação - de que somente 300 índios vivem nas aldeias e o resto nas cidades — não foi absolutamente dada por nós." |
- Uoni-Uoni conta sua história (Baldi 1950)
- Elementos básicos da horticultura de subsistência indígena (Galvão 1963)
- O xamanismo na aculturação de uma tribo tupi do Brasil Central (Baldus 1964)
- Ideologias da prática missionária católica numa era pós-colonial (Shapiro 1983)
- O renascer do povo Tapirapé : Diários das Irmãzinhas de Jesus de Charles de Foucauld : 1952-1954 (Irmãzinhas de Jesus 2002)
- Nós, do Araguaia : Pedro Casaldáliga : O bispo da teimosia e liberdade (Martins 1979)
- Missa da Terra sem Males (Casaldáliga; Tierra; Coplas 1980)
- Cultural influences on population: A comparison of two Tupí tribes (Wagley 1951)
- Tribos da bacia do Araguaia e o Serviço de Proteção aos Índios (Baldus 1948)
- Tapirapé culture change : 1940-1953 (Wagley 1955)
- As danças dos Tapirapé (Baldus 1955)
- Dossiê Índios em Mato Grosso (Opan & Cimi-MT 1987)
- Frente a frente com os Xavantes (Fonseca 1948)
- O indigena brasileiro : Expedição entre as tribus selvagens da Ilha do Bananal e norte de Matto Grosso (Propheta 1926)
- Beitrag zur Kenntnis der Tapirapé-Indianer (Kissenberth 1916)
- Akkulturation im Araguaya-Gebiet (Baldus 1949)
- Champukwi of the Village of the Tapirs (Wagley 1960)
- Aspectos da fonologia e morfofonologia Tapirapé (Leite 1977)
- Um Tapirapé atinge a maioridade (Wagley 1945)
- Xamanismo Tapirapé (Wagley 1943)