| Globo Amazônia, com informações do Jornal Hoje, 10/08/09. "Em um cantinho da Amazônia brasileira, próximo à divisa com a Colômbia, 19 línguas indígenas dividem espaço com o português. A região, conhecida como Cabeça do Cachorro, fica no noroeste do Amazonas e tem 23 povos diferentes. […] São Gabriel da Cachoeira, a maior cidade da região, tem quatro línguas oficiais. É o único município quadrilíngue do Brasil. Entre os idiomas do lugar está o nhengatu. Baseado na língua dos tupinambás, foi inventado pelos jesuítas do século XVIII para evangelizar os índios. Os outros três idiomas são tukano, baniwa e o português – a língua usada para se comunicar com forasteiros."
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1261293-16052,00.html |
- Lendas em Nheêngatú e em Portuguez (Amorim 1928)
- Jaguanhenhém: um estudo sobre a linguagem do iauaretê (Ávila & Trevisan 2015)
- Wörterlisten "Tupý", Maué und Purúborá (Koch-Grünberg 1932)
- Leggenda dell'Jurupary (Stradelli 1890)
- A contribution to the linguistic history of the Língua Geral Amazônica (Rodrigues & Cabral 2011)
- Colonização e Língua Geral: o caso do sul da Bahia (Argolo 2013)
- Introdução à história das línguas gerais no Brasil: processos distintos de formação no período colonial (Nobre 2011)
- As populações indigenas e mestiças da Amazonia (Verissimo 1887)
- Vocabularios da lingua geral portuguez-nheêngatú e nheêngatú-portuguez (Stradelli 1929)
- As cartas do P. David Fáy e sua biografia: contribuição para a história das missões jesuíticas no século XVIII (Rónai 1944)
- Vocabulario indigena comparado (Rodrigues 1892)
- Poranduba Amazonense (Rodrigues 1890)
- A Lingua Geral do Amazonas e o Guarany: observações sobre o alphabeto indigena (Rodrigues 1888)
- Poranduba Maranhense (Prazeres 1891)
- Collecção de etymologias brasilicas (Prazeres 1846)
- Essai de lingua geral ou tupi (Amazonie) (Parissier 1903)
- Essays on the history of Brazilian dipterology. II. Notices about Brazilian Diptera (17th century) (Papavero & Couri 2012)
- Reconhecimento dos rios Içána, Ayarí e Uaupés (Nimuendajú 1950)
- Nheengatu (Língua Geral Amazônica), Its History, and the Effects of Language Contact (Moore et al. 1993)
- Estudos sôbre o Nhêengatú (Miranda 1944)




