Luís Vincêncio Mamiani (1652-1730)

Sobre o autor:

  • Leite, Serafim. 1949. História da Companhia de Jesus no Brasil, Tomo VIII (Escritores: de A a M), p. 351-353. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro:

"MAMIANI, Luiz Vincêncio. Missionário e Linguista. Nasceu a 20 de Janeiro de 1652 em Pésaro. (Mamiani della Rovere, apelido completo de família). Entrou na Companhia, com 16 anos, a 10 de Abril de 1668. Embarcou em Lisboa para a Baía em 1684. Destinava-se à Missão do Maranhão, que o reclamou, não chegando a ir, por entretanto ter aprendido a língua dos Quiriris, entre os quais viveu, sobretudo na Aldeia do Geru, cuja Igreja fundou. Utilizou-se dos escritos da língua Quiriri deixados pelo primeiro que a reduziu a Arte o P. João de Barros, e organizou-os e poliu-os para a imprensa, como correm hoje. Em 1700 era companheiro do Provincial. Não se adaptando inteiramente à vida brasileira, voltou para Lisboa em 1701, seguindo para a sua Pátria, onde ainda prestou serviços não só à Província do Brasil, mas a toda a Assistência de Portugal, de que era procurador em Roma em 1723, cargo em que perseverou ainda algum tempo, e no qual defendeu o Padroado Português do Oriente. Faleceu a 8 de Março de 1730 em Roma. [...]"

Obras disponíveis:

Links externos:

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"userName":"Biblioteca Digital Curt Nimuendaj\u00fa","size":"small","perPage":"20","limitPages":"1","tags":"Mamiani"}}
This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.