Manual do usuário

A lista Etnolingüística tem por objetivo promover o intercâmbio de idéias entre lingüistas e outros profissionais dedicados ao estudo das línguas indígenas das terras baixas da América do Sul; seu foco central é, portanto, na discussão de temas relacionados à lingüística ameríndia (incluindo, naturalmente, temas afins, como etnografia, história e educação). Temas que não se relacionem a este tópico ou que não sejam de cunho explicitamente acadêmico são terminantemente desencorajados, por mais interessantes que pareçam. Exemplos incluem (mas não se limitam a) discussões políticas ou pessoais.

As línguas mais comumente usadas na lista são o português e o espanhol, mas mensagens em outras línguas são, naturalmente, muito bem-vindas. Contudo, recomendamos que discussões sejam conduzidas em português ou espanhol, uma vez que isto encorajaria a participação do maior número de colegas. Apresentamos abaixo algumas dicas e normas para o uso eficaz da lista. Pedimos a todos os participantes que as sigam, para tornar mais eficiente o uso da lista e evitar problemas e conflitos. O uso da lista se baseia no reconhecimento e aceitação destas normas.

Associação

Apenas membros do grupo podem enviar mensagens à lista. Novos membros serão acrescidos sem restrições. Contudo, membros que violem a política de respeito mútuo estabelecida pela lista — especificamente, membros que tentem enviar mensagens de cunho ofensivo ou derrogatório (vide ‘Aprovação de mensagens’ abaixo) ou mensagens claramente classificáveis como spam serão automaticamente removidos da lista.

Aprovação de mensagens

A Etnolingüística é uma lista moderada. Ao receberem mensagens para aprovação, os moderadores seguirão os seguintes critérios e procedimentos:

  1. Mensagens de interesse científico e condizentes com o tema da lista serão aprovadas automaticamente.
  2. Mensagens que tratem de assuntos relacionados a povos indígenas, mas que não sejam de cunho explicitamente científico, serão rejeitadas — não porque outros assuntos sejam menos interessantes ou importantes, mas porque eles devem ser debatidos em foros próprios. A Etnolingüística é, essencialmente, uma lista para discussões sobre o estudo científico de línguas indígenas (e suas aplicações práticas).
  3. Mensagens de cunho derrogatório ou ofensivo serão rejeitadas automaticamente; após uma primeira e única advertência, usuários que reincidam no envio de mensagens de tal teor serão sumariamente excluídos da lista.
  4. Mensagens não necessariamente ofensivas, mas que contenham partes que possam ser interpretadas como tal, não serão aprovadas automaticamente. Estas serão retornadas ao autor com recomendações para que o tom ou parte do conteúdo sejam modificados.
  5. Mensagens que, após recomendações, não se adequem à política de respeito mútuo estabelecida pela lista poderão, em último caso, ser rejeitadas.

Não é tarefa dos moderadores editar ou modificar nenhuma das mensagens que nos são confiadas. A nós cabe aprová-las, rejeitá-las, ou retorná-las aos respectivos autores. No que diz respeito ao tipo de mensagem descrito no item (4), portanto, uma vez aceitas as recomendações dos moderadores, caberão ao autor quaisquer modificações no texto.

Envio de mensagens

Ao enviar uma mensagem para a lista, seja o mais específico possível no preenchimento da linha ‘assunto/subject’, por consideração ao tempo dos demais colegas — que poderão, assim, determinar mais prontamente se a mensagem lhes interessa ou não. Assim, se o assunto da sua mensagem é a abertura de uma exposição de artefatos Karajá, escreva “Exposição: artefatos Karajá”, em vez de simplesmente “Exposição”, ou “Artefatos”, ou “Karajá”. E assim por diante. Não serão aceitas colaborações anônimas, tanto na lista, quanto no website. Portanto, se seu endereço de email não é explícito neste sentido, não se esqueça de assinar sua mensagem com seu nome e sobrenome. O mesmo se aplica a seu perfil no Wikidot.

Respostas a mensagens

Recomendamos que respostas a mensagens da lista sejam enviadas individualmente, a menos que façam parte de uma discussão. Em se tratando de respostas a perguntas (como, por exemplo, ‘como se diz tal e tal coisa em Tupí Antigo?’ ou ‘onde se pode obter tal e tal artigo?’), recomenda-se que o autor da pergunta agradeça individualmente àqueles que responderem e envie um sumário das respostas obtidas para o grupo.

Arquivo de mensagens

Lembramos aos colegas que mensagens antigas permanecem arquivadas por tempo indeterminado na página do grupo e em dois "espelhos": na LINGUIST List e no Google Grupos. Em ambos os casos, mensagens podem ser localizadas por assunto (incluindo a ocorrência de uma determinada palavra no corpo do texto) ou autor. Embora apenas assinantes da lista recebam mensagens por e-mail, lembramos que o acesso integral ao arquivo de mensagens é público. Portanto, aconselhamos que os usuários certifiquem-se de que suas mensagens não contêm quaisquer informações de caráter privado ou potencialmente constrangedor.

Opções quanto ao recebimento de mensagens

Membros da lista podem escolher se desejam receber mensagens individuais ou resumos diários. Podem também optar por não receberem mensagens; neste caso, para lerem as mensagens enviadas à lista, terão que visitar os arquivos na página do Yahoo! Grupos ou um dos "espelhos". Membros podem alterar o seu próprio status, no que diz respeito à entrega de mensagens. Para se desligar definitivamente do grupo, envie uma mensagem para rb.moc.sopurgoohay|ebircsbusnu-acitsiugnilonte#rb.moc.sopurgoohay|ebircsbusnu-acitsiugnilonte.

Mensagens de ordem técnica ou administrativa

Solicitamos aos associados que enviem mensagens de ordem técnica e/ou administrativa diretamente aos moderadores, e não à lista. Com esse procedimento, procura-se evitar que as caixas postais de todos os associados sejam inundadas com mensagens que nem sempre são de interesse comum. Todas as mensagens de ordem técnico-administrativa serão consideradas e respondidas individualmente.

Forward: só o essencial, por favor

Encorajamos os colegas a reenviarem à lista mensagens que possam vir a ser do interesse do grupo, incluindo aquelas obtidas através de outras listas. Contudo, sugerimos que se envie apenas o conteúdo da mensagem, evitando longas listas de endereços, ‘lembretes’ e outros textos que, em geral, acompanham mensagens desta natureza.

Bom senso

Solicitamos ainda que mensagens de ordem pessoal (por exemplo, bate-papo não lingüístico ou outros assuntos que não sejam de interesse a todos os associados, por mais amigáveis que sejam) sejam enviadas diretamente aos indivíduos aos quais elas são destinadas, e não à lista. Apenas em casos extraordinários, que convidem a reações do grupo como um todo, a lista estará aberta para manifestações públicas de apoio, solidariedade, ou outros sentimentos, e mesmo nesses casos encorajamos mensagens únicas, não continuadas, seguidas por um resumo, e não longas discussões; mensagens adicionais poderão ser enviadas diretamente aos interessados. Frisamos que esta não é a razão de ser da lista, e esperamos que tais casos sejam raros. Desta forma, evita-se, mais uma vez, o problema da “inundação eletrônica”, e retoma-se mais prontamente o foco acadêmico e científico da lista.

Não alimente os trolls

troll.png

Em uma lista pública, como a nossa, é inevitável que apareçam, de vez em quando, indivíduos que põem sua vaidade pessoal acima dos interesses do grupo. Tais indivíduos são, no jargão da internet, trolls (http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)). O interesse principal do troll é esforçar-se para parecer relevante, causando polêmicas desnecessárias, lançando mão de ataques pessoais ou a grupos — sempre que possível, vangloriando-se. Vaidoso e inseguro, o troll alimenta-se de atenção. Indivíduos que agirem como trolls serão eventualmente excluídos da lista. Mas, enquanto isto não ocorre, recomendamos que, por medida sanitária, se evite alimentá-los.

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.