A transcrição dos 1766 verbetes do terceiro volume da Bibliografia Crítica da Etnologia Brasileira foi concluída em outubro de 2018. O volume inclui, ainda, 68 acréscimos referentes ao vol. I e 48 acréscimos referentes ao vol. II.
ALVIM, Marília Carvalho de Mello e; SEYFERT, Giralda
- Estudo morfológico do úmero na população do sambaqui de Cabeçuda (Laguna, Santa Catarina). Revista do Museu Paulista, N.S., vol. XVIII, São Paulo 1968/69, pp. 119-126, 3 tabelas, sumário em inglês. Bibliografia. - Também em O Homem antigo na América, pp. 25-28, 1 tabela. São Paulo, Instituto de Pré-História, 1971.
Com os dados recolhidos por Luiz de Castro Faria em 1950 e 1951, as autoras fazem o estudo métrico dos úmeros de 84 indivíduos, utilizando-se da terminologia e das técnicas preconizadas por Martin Saller (1957) e das formas propostas por Genovés (1966) para a estimativa da estatura. Há alguma tentativa de comparar os resultados obtidos com os de outras populações, a de Lagoa Santa, por exemplo.
* * *
ALVIM, Marília Carvalho de MELLO e; CUNHA, E. Salles
- Contribuição para o conhecimento da morfologia das populações indígenas da Guanabara. Notas sôbre a população do Sítio Arqueológico Cabeça de Índio. Arquivos Fluminenses de Odontologia, vol. II, n. 4, Rio de Janeiro 1969, pp. 4-9, 2 tabelas, sumário em inglês. Bibliografia. - O mesmo artigo, agora em nome de Cunha e Alvim, encontra-se em O Homem antigo na América. São Paulo, Instituto de Pré-História, 1971, pp. 21-24.
Cranioscopia, craniometria, observações sobre os ossos longos e os dentes de material proveniente de um sítio em Guaratiba, Estado do Rio.
* * *
ALVIM, Marília Carvalho de Mello e; SEYFERT, Giralda
- O fêmur na população do sambaqui de Cabeçuda (Laguna, Estado de Santa Catarina). Estudo morfológico e comparativo. Boletim do Museu Nacional, Antropologia n. 24, Rio de Janeiro 1971, 14 páginas, 2 figuras, 1 tabela, sumário em inglês.
Análise morfoscópica de material coletado em 1950 e 1951 por Luiz de Castro Faria, seguindo-se um estudo comparativo com dados procedentes de Lagoa Santa, Equador, Baixa Califórnia e Terra do Fogo.
* * *
ALVIM, Marília Carvalho de Mello e; VIEIRA, Marcus Infante; CHEUICHE, Lília Maria Tavares
- Os construtores dos sambaquis de Cabeçuda, S. C. e de Piaçaguera, S.P. - Estudo morfométrico comparativo. Arquivos de Anatomia e Antropologia, ano I, vol. 1, Rio de Janeiro 1975, pp. 395-406, 3 tabelas e 1 quadro fora do texto. Bibliografia.
Análise e comparações dos 44 esqueletos do sambaqui de Cabeçuda escavado perto de Laguna, por Castro Faria em 1950/51 e dos 22 provenientes de Piaçaguera, na Baixada Santista, recolhidos pelo Instituto de Pré-História da Universidade de São Paulo entre 1965 e 1969. Constatada a afinidade morfológica dos dois conjuntos, o artigo faz referência a outros estudos da costa sudeste e sul brasileira que descrevem representantes da mesma população, contrapondo-a rapidamente aos restos esqueletais do sambaqui do Forte Marechal Luz de Santa Catarina, de morfologia distinta.
* * *
ALVIM, Marília Carvalho de Mello e; UCHÔA, Dorath Pinto
- Contribuição ao estudo das populações de sambaquis. Os construtores do sambaqui de Piaçagüera S.P. - Brasil. Pesquisas, Instituto de Pré-História, série: Sambaqui de Piaçagüera, S. P., n. 1, São Paulo, 1976, 32 páginas, 1 quadro, 17 tabelas, 17 figuras. Bibliografia.
Estudo morfológico do material ósseo humano encontrado entre os anos de l965 e 1969 naquele sambaqui do município de Cubatão.
* * *
ALVIM, Marília Carvalho de Mello e
- Os antigos habitantes da área arqueológica de Lagoa Santa, Minas Gerais, Brasil - Estudo morfológico. Arquivos do Museu de História Natural, vol. II, Belo Horizonte 1977, pp. 119-173, 3 quadros, 1 tabela, 4 figuras. Bibliografia.
Depois de um histórico das pesquisas na área desde Lund, a autora apresenta os resultados de estudos morfoscópicos e morfométricos efetuados em restos de esqueletos de 180 a 200 indivíduos provenientes de treze sítios, mas que "devem ser considerados como pertencentes a uma mesma população" (p. 134).
* * *
ALVIM, Marília Carvalho de Mello e
- Populações e culturas pré-históricas do Brasil. Revista de Atualidade Indígena, ano I, n. 5, Brasília 1977, pp. 14-22, 1 mapa, 1 figura; ano I, n. 6, Brasília 1977, pp. 37-42, 2 figuras. Bibliografia.
Artigo de divulgação que, em sua primeira parte, aborda principalmente os achados de Lagoa Santa e, na segunda, os problemas colocados pelos sambaquis.
* * *
AMORIM, Maria Stella de
- A situação dos Maxacali. Revista do Instituto de Ciências Sociais, vol. 4, n. 1, Rio de Janeiro 1967, pp. 3-25, 1 tabela. Bibliografia.
Artigo baseado nas observações realizadas durante dois meses de trabalho de campo em 1963. Apresenta dados históricos, considerações sobre os efeitos deletérios do contato com a sociedade nacional, assim como notas relativas à organização social do grupo.
* * *
AMORIM, Paulo Marcos de
- Índios camponeses (Os Potiguára de Baía da Traição). Revista do Museu Paulista, N.S., vol. XIX, São Paulo 1970/71, pp. 7-96, 9 diagramas, 8 quadros. Bibliografia.
Excelente trabalho de linha sociológica sobre os 3.000 Potiguára que vivem ao longo do litoral paraibano, dedicando-se à agricultura e à pesca. Muito bem documentado o capítulo "Resistência e submissão" que traça a trajetória do contato entre índios e brancos desde os primórdios do século XVI.
* * *
AMORIM, Paulo Marcos de
- Acamponesamento e proletarização das populações indígenas do Nordeste brasileiro. Boletim do Museu do Índio, Antropologia n. 2, Rio de Janeiro 1975, 19 páginas, sumário em português e inglês. Bibliografia.
Estudo relizado com os Potiguára, Fulniô, Pankararu, Xukuru, Xukuru-Kariri, Xokó, Kariri e Tuxá do Nordeste, em que o autor responsabiliza a exigüidade das terras disponíveis pelo processo em questão.
* * *
ANDERSON, Anthony B.
- Os nomes e usos de palmeiras entre uma tribo de índios Yanomama. Acta Amazonica, vol. 7, n. 1, Manaus 1977, pp. 5-13, 1 tabela, 2 figuras, sumário em português e inglês. Bibliografia.
O trabalho foi realizado entre os Xiriana-teri de uma aldeia à margem ocidental do rio Toototobi, na fronteira com a Venezuela, em agosto de 1975. Examina a utilização de 20 espécies de palmeiras pelos índios - na alimentação, na construção e em utensílios diversos - concluindo o autor que eles têm menos empregos para essa planta do que outras tribos sul-americanas.
* * *
ANDREATTA, Margarida Davina
- Notas parciais sobre pesquisas realizadas no planalto e litoral do Estado do Paraná. Anais do II Simpósio de Arqueologia da Área do Prata. Pesquisas, Antropologia, n. 18; Estudos Leopoldenses, n. 9, São Leopoldo 1968, pp. 65-76, 2 figuras. Bibliografia.
Rápida caracterização dos achados arqueológicos na gruta de Wobeto (municipio Manoel Ribas), no sambaqui "B" do Guaraguaçu na baía de Paranaguá e no sambaqui do Porto, Ilha das Rosas, na baía de Antonina.
* * *
ANDREATTA, Margarida Davina e MENEZES, Maria José
- Nota prévia sobre o sambaqui "B" do Guaraguaçu. Revista do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas, n. 1, Curitiba 1968, pp. 25-30, 1 mapa e 6 figuras, resumo em francês. Bibliografia.
Esta comunicação refere-se a escavações sistemáticas realizadas em 1957 num sambaqui da região de Paranaguá. São rapidamente descritos os materiais encontrados, em especial os sepultamentos.
* * *
ANDREATTA, Margarida Davina e MENEZES, Maria José
- Dados parciais das pesquisas no sambaqui "B" do Guaraguaçu. Revista do Museu Paulista, N.S., vol. XXII, São Paulo 1975, pp. 137-155, 1 mapa e 7 figuras no texto, sumário em inglês. Bibliografia.
"O sitio arqueológico localiza-se a 500 m da margem direita do rio Guaraguaçu e a 4,5 quilômetros do Oceano Atlântico, no municipio de Paranaguá, Estado do Paraná" (p. 139) e as autoras fornecem alguns dados sobre a indústria, os solos de habitação, as fogueiras e os sepultamentos encontrados.
* * *
ANDREATTA, Margarida Davina
- Projeto arqueológico Anhanguera, Estado de Goiás - Missão 1976. Revista do Museu Paulista, N.S., vol. XXIV, São Paulo 1977, pp. 111-129, 1 mapa, 3 pranchas, sumário em inglês. Bibliografia.
Rápida notícia do projeto e informações gerais sobre duas prospecções realizadas em municípios próximos a Goiânia.
* * *
ANDREATTA, Margarida Davina
- Projeto arqueológico Anhanguera, Estado de Goiás - Missão 1977. Revista do Museu Paulista, N.S., vol. XXV, São Paulo 1978, pp. 47-64, 2 mapas, 5 figuras, sumário em inglês. Bibliografia.
O texto (pp. 51-56) consiste de um relatório de escavações e prospecções realizadas nos municipios de Nazário e Planaltina no Estado de Goiás.
* * *
ANDREATTA, Margarida Davina
- O sítio Alves e o estudo de sua indústria lítica no desenvolvimento do Projeto Paranapanema, São Paulo, Brasil. Actes du XLIIe Congrès Internacional des Américanistes, Congrès du Centenaire, Paris 2-9 Septembre 1976, Paris 1979, vol. IX-A, pp. 97-121, 2 quadros, 7 figuras, resumo em inglês, notas.
Estudo tipológico de 415 artefatos liticos recolhidos durante escavações sistemáticas num sitio do municipio de Piraju nos anos de 1969/1970.
* * *
ANDUJAR, Claudia
- Yanomami. Frente ao eterno. Uma vivência entre os índios Yanomami. Texto final de Darcy Ribeiro. Editora Praxis, 1978, sem paginação, ilustrado.
A câmera de Claudia Andujar focaliza rostos e detalhes do corpo desses índios numa seqüência inesquecível de fotos em branco-e-preto. As orelhas do livro trazem informações gerais sobre os Yanomami e as palavras finais de Darcy Ribeiro são um libelo contra a demora na demarcação de terras que constituem a garantia de sobrevivência da tribo.
* * *
ANÔNIMO
- Siete leyendas del indio brasileño. Revista de Cultura Brasileña, n. 39, Madrid, Embajada del Brasil, 1975, pp. 47-64, ilustrada.
Com pequenos comentarios em notas de rodapé, são apresentadas as seguintes lendas: De como apareció la noche, recolhida em O Selvagem de Couto de Magalhães; Kupe-Kikambleg, em The Apinayé de Nimuendajú; El curupira y su comida e El mauari y el sueño, em Poranduba Amazonense de Barbosa Rodrigues; La muchacha imagen de la luna, das Lendas em Nheengatu e Português de Antonio Brandão do Amorim; Leyenda de Jokurugwa o Meririporo em Os Bororos Orientais de Colbacchini e Albisetti; El juego de los ojos, em Vom Roraima zum Orinoco de Theodor Koch-Grünberg.
* * *
ANÔNIMO
- Indios do Maranhão. Bibliografia. São Luís, Fundação Cultural do Maranhão, 1977. 19 páginas.
65 títulos, dos quais alguns são comentados.
* * *