Bibliografia Crítica da Etnologia Brasileira, Volume III (Hartmann 1984)

Até o momento foram transcritos 4 verbetes do total de 1766 contidos no primeiro volume. Esperamos contar com a colaboração de pesquisadores interessados. Quer contribuir com o projeto de transcrição? Entre em contato conosco!


AYTAI, Desidério

Análise de gravações de música Xakriabá (Xikriabá) recolhidas em campo por José E. Teixeira de Abreu. Embora o sistema musical desses índios tenha sido profundamente alterado por influências ocidentais, o autor consegue isolar os elementos da música original. Atenção para um grave erro tipográfico à página 437: “… o texto é composto de sílabas sem valor somático …”. O termo naturalmente deve ser substituído por semântico.


* * *


AYTAI, Desidério

Análise de material colhido pelo autor, pelo pe. César Albisetti e por George Donahue. Constitui magistral estudo dessa modalidade de comunicação e, além disto, um guia para o seu aprendizado.


* * *


HEATH, E. G. and CHIARA, Vilma

Da colaboração entre a conhecida etnóloga e um perito na história e desenvolvimento do arco-e-flecha surgiu um livro em que essa arma é examinada em seus aspectos técnicos, econômicos e sociais. Sob a forma de apêndices figuram no trabalho (I) A botânica e a química dos venenos de flechas brasileiros, de autoria de N. G. Bisset, (II) Dados sobre as medidas de arcos e flechas, (III) Uma classificação das pontas de flechas segundo material e forma, (IV) Uma classificação da emplumação de flechas brasileiras de acordo com sua técnica de fixação e forma, (V) Uma classificação dos arcos brasileiros a partir do critério de sua secção transversa.

Paul Aspelin elaborou uma crítica pertinente, embora vazada em termos deselegantes, no Anuário Antropológico 79 (Rio de Janeiro 1981, pp. 231-252), sob o título "Arcos e flechas …", que deve ser consultada como complemento à utilização desse livro.


* * *


MARCATO, Sônia de Almeida

A autora vasculha a bibliografia na tentativa de recompor o passado da tribo e, em pesquisa de campo, procura "apreciar que atitudes e comportamentos tidos como na essência tribais persistem até a atualidade, ao lado de padrões assimilados do universo caboclo" (p. 391).


* * *

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.