Bibliografia Crítica da Etnologia Brasileira, Volume II (Baldus 1968)

A transcrição dos 1049 verbetes contidos no segundo volume da Bibliografia Crítica da Etnologia Brasileira foi concluída em janeiro de 2019. O volume inclui, ainda, 58 acréscimos (novas edições, reimpressões, etc.) referentes a items incluídos no primeiro volume.


ZERRIES, Otto

  • Ausgewählte Holzschnitzarbeiten der Brasilien-Sammlung Spix und Martius von 1817/20 im Völkerkunde-Museum zu München. Völkerkundliche Abhandlungen, I: Beiträge zur Völkerkunde Südamerikas, Hannover 1964, pp. 353-366, 5 figuras no texto. Bibliografia.

Estuda quatro peças esculpidas em madeira e pertencentes à coleção de Spix e Martius conservada no Museu Etnográfico de Munich, isto é, um aparelho para pulverizar sementes de paricá proveniente dos Mauhé e três tacapes atribuídos aos Paumari, Maxuruna (Mayoruna) e Culino (Kolina) respectivamente. Trata ainda duma peça de osso pertencente à mesma coleção, usada para aspirar pó de paricá pelo nariz.


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ZERRIES, Otto

  • Aus dem Leben der Taulipáng in Guayana. Filmdokumente aus dem Jahre 1911. Publikationen zu Wissenschaftlichen Filmen, 1 B, Heft 2, Göttingen 1964, pp.101-112, 5 figuras e 1 mapa no texto. Bibliografia.

Comenta um filme tirado por Theodor Koch-Grünberg entre aquêles Karaíb da região fronteiriça entre o Brasil e a Venezuela.


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ZERRIES, Otto

  • Waika. Die kulturgeschichtliche Stellung der Waika-Indianer des oberen Orinoco im Rahmen der Völkerkunde Südamerikas. München 1964, vii, 312 pp. em formato grande, 1 tabela e 54 mapas fora do texto. Bibliografia. — As referências à palmeira pijiguao (pp. 63-78) sairam com abreviações e acréscimos sob o título Das Reifefest der Guilielma-Palme in Südamerika, Festschrift für Ad. E. Jensen, München 1964, pp. 791-814, 1 mapa no texto. Bibliografia.

A fim de analisar a posiçao «histórico-cultural» dêsses índios visitados por êle durante mais de dez meses dos anos de 1954 e 1955, o autor compara seus elementos culturais mais importantes com os correspondentes em outras culturas indígenas sul-americanas, assinalando em mapas a distribuição geográfica. O livro que aliás, serviu como tese de livre-docência na Faculdade de Filosofia da Universidade de Munique, deve ser consultado por todos os interessados em problemas de parentesco cultural dos índios do Brasil.

Cf. os comentários de Herbert Baldus na Revista do Museu Paulista, N. S., XV, São Paulo 1964, pp. 408-409, e de Wilhelm Saake em Anthropos, LXI, Freiburg 1966, pp. 351-352.


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ZERRIES, Otto

  • Drei unbekannte Holzschnitzarbeiten aus Brasilianisch-Guayana im Museum für Völkerkunde zu Mannheim. Tribus, XIV, Stuttgart 1965, pp. 185-193, 8 figuras no texto. Bibliografia.

O presente estudo sôbre esculturas em madeira existentes no museu etnográfico de Mannheim e procedentes, provàvelmente, da região do baixo Trombetas faz parte da série dos importantes trabalhos do autor (B. C. 2815, 2818, 2820, 2823, 2825, 2826, 2831) que realçam êsse gênero de arte antiga dos índios do norte do Brasil.


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ZERRIES, Otto

  • Das Tier und seine Hautmusterung als Vorbild der Körperbemalung in Südamerika. Bulletin de la Société suisse des Américanistes, n, 29, Geneve 1965, pp. 45-69, 2 pranchas e 1 mapa no texto. Bibliografia.

Trata da representação do animal e do desenho de sua pele na pintura do corpo dos índios sul-americanos, especialmente dos do Brasil. Atribui a origem desta prática à mentalidade do caçador. Conclui que a mais importante dessas espécies de pinturas do corpo é a reprodução do desenho da pele, embora nem sempre nos dê uma idéia real do que represente, ainda que figurem, às vêzes, também, partes do corpo do animal ou o seu rasto.


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ZERRIES, Otto

  • Einige alte ornamentierte Keulen aus Guayana im Staatlichen Museum für Völkerkunde zu München. Folk, VIII—IX, København 1966/67, pp. 403-408, 5 figuras no texto. Bibliografia.

Contribuição ao estudo de clavas antigas do norte brasileiro.


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ZIBERT, E. V.

  • A pintura do corpo dos índios Kadiuéu. (em russo). Museu Sbornik de Antropologia e Etnografia, XVI, Leningrado 1955, pp. 370-384, 8 pp. de figuras no texto. Bibliografia.

Depois de historiar as relações entre os antepassados desta tribo guaikuru e os brancos, a autora trata das pinturas com que se enfeitavam os Kadiuéu. Informa que os homens só tinham o rosto pintado, mas as mulheres, além disso, parte do busto, as costas, espáduas e braços, as costas das mãos e as pernas, das panturrilhas até os tornozelos. Baseia-se em dados colhidos por Fielstrup que acompanhou Manizer em suas viagens pelo Brasil nos anos de 1914 e 1915. As figuras reproduzem desenhos de Fielstrup que copiam 18 pinturas do rosto e 6 das mãos.


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ZOLOTAREVSKAJA, I. A., BLOMKVIST, E. E., and ZIBERT, E. V.

  • Ethnographical Material from the Americas in Russian Collections. Proceedings of the Thirty-second International Congress of Americanists (Copenhagen 1956), Copenhagen 1958, pp. 221-231, 6 figuras no texto. Bibliografia.

Menciona as coleções etnográficas de tribos brasileiras, conservadas em museus russos.


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ZUIDEMA, Reiner Tom 1927—

  • The ceque system of Cuzco; the social organization of the capital of the Inca. vi, 305 pp. mimeografadas, 1 mapa fora do texto. Bibliografia.

Nesta tese de doutoramento apresentada à Universidade de Leiden, em 1962, o autor estuda as analogias entre a organização social incaica e a dos Bororo e de diversas tribos gê (pp. 22-28 e 239).


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