A Fala Tukano dos Ye’pâ-Masa: Gramática, Dicionário e Método de Aprendizagem (Ramirez 1997)
tukano.png

ADVERTÊNCIA


É com imenso prazer que entregamos à Biblioteca Digital Curt Nimuendajú esta série de três tomos consagrados à língua dos ye’pâ-masa, língua talvez mais conhecida como tukano ou tukano próprio. Ela contém:

Depois da publicação deste trabalho sobre o ye’pâ-masa em 1997, muitos dicionários de boa ou excelente qualidade, que tratavam de outras línguas da família tukano (koreguaje, barasana, kubeo, tuyuka, wanano, pira-tapuyo, etc.), foram editados. Em consequência, algumas leves atualizações tornaram-se necessárias:

  • A bibliografia, que o leitor encontrará no fim do Tomo I, foi ampliada e as principais novas contribuições foram indicadas.
  • As novas contribuições lexicais nos obrigaram também a reformular levemente alguns pontos da seção 1.5. do capítulo introdutório (Tomo I), especialmente no que diz respeito à classificação das línguas da família tukano.
  • Enfim, no dicionário (Tomo II), julgamos útil atualizar a taxonomia biológica e, sempre que for possível, fornecer os nomes de famílias, gêneros e espécies para os nomes ye’pâ-masa que se referem a animais ou vegetais.

À exceção desses três pontos, nada foi alterado. A gramática e o dicionário ye’pâ-masa continuam os mesmos, limitando-nos apenas a corrigir alguns erros tipográficos e ortográficos que tinham escapado à nossa atenção.

O Autor
Porto Velho, 25 de novembro de 2019

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.