Empirismo preconceituoso (Schröder 2019)

por Peter Schröder*

É impressionante constatar que o pequeno estudo de Mabel Vianna, de 1966, é um dos trabalhos sobre os Fulni-ô que pode ser encontrado com maior facilidade em bibliotecas brasileiras, o que não tem nada a ver com suas qualidades. Trata-se da publicação dos resultados de um levantamento realizado em 1961 pela Seção de Educação Sanitária do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, vinculado ao antigo DNERu (Departamento Nacional de Endemias Rurais, 1956-1970), do Ministério da Saúde, sobre o quadro epidemiológico do meio rural nordestino, sobretudo com relação ao tracoma. Os Fulni-ô de Águas Belas faziam parte do universo estudado por Vianna.

Segundo o autor, técnico em “processamento de saúde”, a questão norteadora teria sido verificar a influência de fatores epidemiológicos sobre o perfil demográfico de populações indígenas e avaliar a relação entre o quadro social e econômico dessas populações e seu quadro geral de saúde. Com esse objetivo foram aplicados, segundo o autor, questionários a 75% das “famílias” Fulni-ô. No entanto, Vianna não problematiza o próprio conceito de família com relação a um povo indígena, como se costuma fazer nas ciências sociais, por exemplo. Desse modo, sobram dúvidas sobre a validade dos dados apresentados.

Vianna_1966_Planta_da_Aldeia_Fulni-o.jpg

Depois de um resumo sobre o contexto geográfico e histórico da vida dos Fulni-ô seguem várias seções que parecem ser, à primeira vista, um mero catálogo de “fatos” sobre as condições materiais e epidemiológicas dos Fulni-ô no início da década de 1960. Gráficos circulares e quantificações porcentuais passam uma impressão, ao menos inicial, de objetividade do estudo. A descrição quantificada das situações sanitária e epidemiológica, sobretudo no local mais sagrado, no Ouricuri, dão suporte a constatações sobre um quadro extremamente problemático, para não dizer catastrófico, da situação de saúde da população indígena em Águas Belas. Sintomas do tracoma, por exemplo, foram constatados em 65,4% da população indígena (p. 42).

Há detalhes que despertam curiosidade e surpresa quando comparados com a situação atual. O autor observou a ausência de lixo nas ruas e a explicou com a extrema pobreza da população indígena, que teria aproveitado praticamente todos os materiais e alimentos disponíveis. Isso é um contraste muito grande com a situação atual, quando qualquer visitante, seja da cidade, seja da Aldeia Urbana, chega a observar imediatamente a onipresença do lixo em todas as partes.


A impressão inicial da objetividade do estudo, no entanto, logo se desfaz com a leitura da primeira página, porque o autor não consegue se abster de publicar suas convicções pessoais, etnocêntricas e carregadas de preconceitos.


A impressão inicial da objetividade do estudo, no entanto, logo se desfaz com a leitura da primeira página, porque o autor não consegue se abster de publicar suas convicções pessoais, etnocêntricas e carregadas de preconceitos. O olhar lançado sobre os Fulni-ô é aquele de “integrantes que somos de um tipo superior de civilização” (prefácio, p. 9). Ou seja, relativismo cultural é um exercício para os outros. O autor enumera diversos “problemas” da vida cultural e social indígena: os “divórcios fáceis” (p. 29), acompanhados por comentários moralistas; o “nível cultural”, “dos mais baixos já encontrados no país” (p. 32), embora haja elogios sobre o artesanato indígena; e na parte “delinquência e mendicidade”, ele cita “vícios” como “o homossexualismo”, um “aspecto deplorável”, a “chaga da prostituição” e até afirma que os Fulni-ô são “viciados a pedir” (p. 35).
Tore_em_Casamento.png

Até nas quantificações, supostamente objetivas, restam dúvidas sobre as categorias aplicadas nos questionários. Quanto aos dados sobre o mobiliário das casas, o que significa “rudimentar”? E quais são, por exemplo, os critérios aplicados para constatar “sem conforto” no quesito “conforto doméstico” (p. 20 ss.)?

Em trechos mais benevolentes, os Fulni-ô são classificados como coitados carentes muito mal assistidos pelo SPI. Aliás, esta é única crítica feita à política indigenista da época.

Resumindo: trata-se de um estudo profundamente permeado por avaliações e julgamentos preconceituosos, sobretudo etnocêntricos. Resta apenas uma dúvida: por que o relatório foi publicado pela SUDENE, com aval elogioso emitido pelo antropólogo Waldemar Valente (1908-1992), vinculado à Fundação Joaquim Nabuco?


  • Peter Schröder é professor do Departamento de Antropologia e Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Resenha publicada originalmente no blog da Biblioteca Digital Curt Nimuendajú.
This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.