Um mapa manuscrito da região do Rio Araguaia (1912) (Ribeiro 2017)

por Eduardo R. Ribeiro

carte_araguaya_1912_frente.jpg

Outro dia encontrei no eBay um mapa manuscrito da região do Rio Araguaia, intitulado “Carte de l'Araguaya” e datado de 1912 (uma nota marginal diz “l'Araguaya en 1912”). O verso do mapa contém a seguinte observação: “Carte du cours inférieur de l'Araguaya et du Tocantins dressée par I.B.E.” O mapa, agora disponível na Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, indica a localização geral de vários povos indígenas da região, regiões onde a borracha era explorada e povoados indígenas e neobrasileiros.

Fiquei curioso quanto à autoria do mapa, já que nunca havia visto algo tão detalhado para a época. Como foi adquirido de um livreiro em Toulouse, França, imaginei que pudesse ter alguma conexão com os missionários da província dominicana de Toulouse, que estabeleceram uma missão na região do Araguaia nas derradeiras décadas do século XIX. E foi assim que, buscando na internet, descobri o detalhado trabalho da historiadora Claire Pic, autora da tese Les Dominicains de Toulouse au Brésil (1881-1952): De la mission à l’apostolat intellectuel (2014).

Tudo indica que o mapa era um rascunho (uma ‘working copy’) cujo destino final era a publicação (a julgar pelos rabiscos às margens, correções, riscos cobrindo algumas palavras, etc.). Consultando a bibliografia ao final do trabalho de Pic, vê-se que há pelo menos uma publicação com data compatível com a do mapa (Marie-Hilarion Tapie o.p., Feuilles de route d’un missionnaire au centre du Brésil et chez les peaux-rouges de l’Araguaya et du Tocantins, Toulouse, Privat, 1913). Baldus (1954:708-709) menciona duas outras publicações (1928, 1929) de Tapie, que em 1911 “desceu o Araguaia, de Leopoldina a Conceição”, fazendo a viagem de volta de “Conceição do Araguaia a Araguari, via Pôrto Nacional”.

Infelizmente, não tenho acesso a nenhum destes livros. Portanto, se alguém tiver, ou souber algo mais sobre o mapa, ficaria grato se pudesse conferir essa possibilidade. Será que o mapa foi produzido para uma dessas publicações? Será realmente algo de 1912, ou algo mais recente?


Publicado originalmente em 28/maio/2017 no Tumblr do autor

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.