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Seguem oka as palavras okena “entrada”, okendaba “porta, madeira que tampa a entrada”.

251. uyba, uuba: flecha (de gente)

s-uuba, s-uyba: flecha (de inf.) abá r-uuba: flecha de índio
xe, nde r-uuba, s-uuba, og-uuba îandé, oré, pe r-uuba, s-uuba, og-uuba

252. : caminho (de gente)

s-apé: caminho (de animais) tapii' r-apé: caminho de anta
xe, nde r-apé, s-apé, o apé îandé, oré, pe r-apé, s-apé, o apé

é “caminho” em relação ao que passa (do índio, da anta, do inimigo, da chuva, etc.). Em relação ao têrmo, usa-se pîara, regular: kó pîara “caminho da roça”, ybá' pîara “caminho do céu”.

Segue o composto pé-ypy “entrada da aldeia, antes das primeiras casas”.

253. iyra: sobrinho

abá r-iyra: sobrinho do índio
xe, nde r-iyra, iyra, o iyra îandé, oré, pe r-iyra, iyra, o iyra

OBS. — Não tem índices de classes.

254. mimbaba: criação, animal doméstico (de gente)

s-e-imbaba: criação (cl. inf.) abá r-e-imbaba: criação do índio
xe, nde r-eimbaba îandé ou oré, pe r-eimbaba
s-e-imbaba, o e-imbaba s-e-imbaba, o e-imbaba

Há também a forma mymbaba.

255. uru: vasilha, receptáculo

1. com relação a quem carrega a vasilha

cl. sup.: uru cl. inf.: s-epuru
abá r-epuru: vasilha do índio
xe, nde r-epuru îandé, oré, pe r-epuru
s-epuru, o epuru s-epuru, o epuru
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