Avaliando as perdas de material inédito no acervo do CELIN/MN: um mutirão científico

Como é do conhecimento de todos, com o trágico incêndio no Museu Nacional (ocorrido na noite de 2 de setembro de 2018) perdeu-se uma das mais importantes coleções de material bibliográfico sobre as línguas indígenas do Brasil: o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), que incluía, entre outras preciosidades, o espólio de Curt Nimuendajú, adquirido de sua viúva em 1950.

A presente iniciativa tem como objetivo recolher subsídios para que se possa avaliar a dimensão da perda do acervo do CELIN/MN e, gradualmente e na medida do possível, preencher lacunas deixadas por sua destruição. É também uma maneira de se coletarem depoimentos para uma "história oral" do acervo, para aqueles dentre nós que nunca terão o privilégio de consultá-lo. Para uma justificativa do projeto, leia a introdução. Interessados em contribuir podem fazê-lo de três maneiras:

(1) enviando seu depoimento acerca de sua experiência com o acervo (ilustrado, quando pertinente, com material bibliográfico resultante de suas pesquisas);

(2) enviando comentários e esclarecimentos sobre o material linguístico discutido por Yonne Leite (1960) em "Notícia dos trabalhos lingüísticos inéditos de Curt Nimuendaju", utilizando-se da versão "verbetizada" do artigo;

(3) compartilhando cópias de material obtido originalmente no CELIN (vide exemplos aqui).

Vale lembrar que as iniciativas propostas aqui não têm caráter oficial, nem têm como intenção competir com iniciativas de resgate que venham a ser conduzidas em um nível institucional. Trata-se, simplesmente, de uma chamada aberta à cooperação com o intento de preencher lacunas deixadas pela destruição de um acervo valioso — um patrimônio científico do Brasil e, particularmente, de seus povos indígenas — e de reconstituir, senão o acervo, pelo menos sua história.


Divulgue esta iniciativa no Twitter e no Facebook.

(Página criada em 15 Jun 2019 02:24. Última modificação em 06 Aug 2019 03:11)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.