Cadernos de Etnolingüística (ISSN 1946-7095)

Cadernos de Etnolingüística (Estudos de Lingüística Sul-Americana) é uma publicação eletrônica destinada a divulgar contribuições originais sobre línguas indígenas sul-americanas, incluindo artigos, resenhas, squibs e documentos inéditos (ou de circulação até o momento limitada). Seu objetivo principal é fomentar o intercâmbio de idéias entre os pesquisadores da área, promovendo a discussão de tópicos de particular importância e divulgando avanços recentes nos estudos das línguas indígenas do continente.

A idéia é oferecer à comunidade de pesquisadores um meio rápido, eficiente e de qualidade para a divulgação de seus trabalhos. O periódico conta com as qualidades de uma publicação acadêmica tradicional, como a existência de um conselho editorial e de um qualificado quadro de pareceristas ad hoc, responsáveis pela manutenção de sua qualidade editorial e compostos por pesquisadores ativamente envolvidos no estudo e documentação das línguas indígenas do continente. O periódico incorpora, por outro lado, todas as vantagens de uma publicação eletrônica — entre elas, rapidez (incluindo a possibilidade de se publicarem notas de pesquisa avulsas, para fomentar a discussão de idéias ainda em construção) e a possibilidade de se incluírem anexos em áudio e vídeo e links para referências bibliográficas disponíveis gratuitamente online.

Adotamos as regras básicas de formatação sugeridas pelo Comitê de Editores de Periódicos de Lingüística (Committee of Editors of Linguistics Journals) em seu manual unificado de estilo (Unified Style Sheet for Linguistics).

Para glossas interlineares, recomendamos o uso das Normas de Glossagem de Leipzig (The Leipzig Glossing Rules).

Materiais são publicados sob o regime de working papers, o que não impede sua publicação posterior em outros periódicos acadêmicos. Para informações sobre o processo de submissão de artigos, sugestões e comentários, entre em contato com os editores.

Série Notas

A Série Notas tem por objetivo a publicação, de maneira rápida, de trabalhos curtos que contribuam para preencher lacunas, divulgar fontes pouco conhecidas ou postular análises alternativas.

Série Monografias

A Série Monografias publica, como volumes independentes, trabalhos de extensão maior que a de um artigo tradicional, tais como dicionários, esboços gramaticais ou edições anotadas de manuscritos antigos. A Série combina as vantagens de um periódico (a seleção criteriosa por um quadro editorial qualificado) com as de um livro (como, por exemplo, a possibilidade de se publicarem volumes temáticos independentes, reunindo trabalhos apresentados em conferências e organizados por editores convidados). Cada volume da Série Monografias recebe seu próprio ISBN.

Últimas contribuições

(+mais)

Cadernos em imagens

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"userName":"Biblioteca Digital Curt Nimuendaj\u00fa","size":"small","perPage":"20","limitPages":"1","tags":"cadernos"}}

Erratas

Para uma lista de artigos e notas aos quais se acrescentaram erratas, clique aqui.

Indexação

Trabalhos publicados nos Cadernos de Etnolingüística são indexados pelo DOAJ (Directory of Open Access Journals).

Informe-se

Para informar-se sobre novas edições dos Cadernos, acompanhe-nos no twitter.gif ou assine nossa lista de anúncios, digitando seu endereço eletrônico no espaço abaixo e clicando em "Assinar":

© 2009-2011 Cadernos de Etnolingüística (ISSN 1946-7095)
As idéias defendidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores,
não refletindo necessariamente as opiniões dos membros do corpo editorial dos Cadernos de Etnolingüística.