4182

<

>



REICHEL-DOLMATOFF, G.
  • Beyond the Milky Way. Hallucinatory imagery of the Tukano Indians. Los Angeles, University of California, 1978. UCLA Latin American Studies, vol. 42. 159 páginas, 60 figuras, 61 pranchas a cores. Bibliografia.

Deram origem a esse belíssimo livro os desenhos, recolhidos pelo autor, de oito índios da região do Pirá-paraná no sul do Território de Vaupés, Colômbia, por ocasião de uma temporada de campo em 1968. Segundo ele, o livro traz "descrições etnográficas, mitologia e o uso ritual de certas plantas alucinógenas. Trata também de alguns aspectos de fenômenos neuro-fisiológicos sob a forma de padrões luminescentes endógenos sobre os quais o espectador indígena projetou um significado cultural, e da questão de como esses padrões são usados para perpetuar uma herança cultural", acrescentando enfaticamente que o objetivo da obra é examinar "símbolos gráficos, sua origem e uso" (pp. ix-x, tradução minha). As pranchas coloridas reproduzem as experiências alucinatórias dos índios e são acompanhadas por explicações dos próprios desenhistas. Reichel-Dolmatoff organiza esses documentos sobre o pano de fundo da realidade física e "da necessidade de
sobrevivência biológica e cultural num ambiente que exige normas altamente adaptativas de comportamento humano" (p. ix), ou seja, no quadro de uma interpretação conhecida de outras publicações suas.
Cfr. resenha de Sylvia Caiuby Novaes in Revista de Antropologia, vol. 23, São Paulo 1980, pp. 193-195.

(p. 507-508)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.