3902

<

>



MOONEN, Francisco
  • Introdução aos problemas dos índios no Brasil I (Índios e brancos), 32 páginas e bibliografia; II (Problemas indígenas), 31 páginas e bibliografia; III (Política indigenista), 28 páginas e bibliografia; IV (Indigenismo e Indiologia), 29 páginas e bibliografia. João Pessoa, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, 1975. Textos didáticos, Série Antropologia.

De acordo com o prefácio do autor, "Todos os textos desta Coleção foram, com algumas modificações, originalmente apresentados e publicados na Holanda: os três primeiros em janeiro de 1971, como conferências no Centro para Orientação sobre a América Latina (COLAM), em Roermond, que os publicou sob o título LEVEN IN VRIJHEID: INDIANEN EN BLANKEN IN BRAZILIE. O quarto texto foi apresentado em 1972, num seminário sobre Ética Profissional para antropólogos no Instituto de Antropologia da Universidade de Nijmegen, sendo, posteriormente, publicado em sua revista KULTURELE ANTROPOLOGIE, ano 2, n. 1. A tradução do autor, foi revista por Maria Salete Van der Poel" (p. 4).
Como texto didático esta Introdução preenche satisfatoriamente suas finalidades, sendo aconselhável para o trabalho em classes, também do curso secundário, e para fins de divulgação séria. É talvez o primeiro texto do gênero no Brasil, complementando o trabalho de Júlio Cezar Melatti, Índios do Brasil.

(p. 410)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.