3787

<

>



MATTA, Roberto da
  • Um mundo dividido. A estrutura social dos índios Apinayé. Petrópolis, Editora Vozes, 1976, 256 páginas, 1 mapa, 15 figuras, 4 pranchas. Bibliografia.

"Um dos resultados mais importantes deste trabalho seria pois o de revelar que o mundo dos Jê do Norte é um mundo disjuntivo e que uma ideologia dual permite leituras múltiplas da realidade social. Assim, em vez de consagrar a visão clássica da sociedade tribal como sendo altamente coerente e funcional, nossa pesquisa permite e autoriza uma perspectiva onde uma realidade pode ser interpretada de modo múltiplo. Ora como um todo fundada num continuum e obedecendo à lógica do mais ou menos; ora como uma totalidade dividida de modo igual e absoluto, como os diâmetros de um círculo. Viver nestes sistemas é, pois, viver num perene jogo entre uma visão hierarquizada e uma visão simétrica do sistema social" (p. 247). E a difícil descrição de um tal viver é exatamente o que da Matta empreende com os dados dos sistemas cerimonial, de relações e da política Apinayé.
Sem uma ligação direta com o corpo do livro o prefácio a Um mundo dividido constitui uma das peças mais bonitas escritas em língua portuguesa sobre o que seja a antropologia.
Cfr. comentário de Alcida Rita Ramos, intitulado "O mundo unificado dos Apinayé ou o mundo dividido dos antropólogos", em Anuário Antropológico 76, Rio de Janeiro 1977, pp. 263-281, com bibliografia, e de Ordep José Trindade-Serra, sob o título "Dualismo e harmonia: a propósito do caso Apinayé", no Anuário Antropológico 77, Rio de Janeiro 1978, pp. 225-244, também com indicações bibliográficas.

(p. 366-367)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.