3631

<

>



KENSINGER, Kenneth M.; RABINEAU, Phyllis; TANNER, Helen; FERGUSON, Susan G.; DAWSON, Alice
  • The Cashinahua of Eastern Peru, edited by Jane Powell Dwyer. Bristol, The Heffenreffer Museum of Anthropology, 1975, 238 páginas, 235 figuras. Bibliografia.

Este é um catálogo da coleção etnográfica organizada por Kenneth M. Kensinger em 1968 para o Heffenreffer Museum of Anthropology entre os Kaxináua da localidade de Xumuya (Balta) no rio Curanja, em território peruano. Entretanto, mais do que um catálogo, trata-se de uma preciosa monografia sobre essa cultura também representada no Brasil. O trabalho inclui uma série de artigos. O de Kenneth Kensinger, intitulado "Studying the Cashinahua", contém um capítulo sobre as vicissitudes da comunicação transcultural (pp. 13-17), outro sobre as categorias "real" e "não real" da língua nativa aplicadas ao parentesco (pp. 18-23). Seguem-se recheadas páginas (25-42) sobre as atividades de subsistência, e outras voltadas particularmente para a esfera da mandioca (pp. 43-52), em que se destaca a preocupação do autor em elicitar taxonomias nativas, visível, aliás, em todo o trabalho. Às páginas 55-57 encontram-se dados sobre a confecção e classificação da cerâmica, enquanto a mesma abordagem é empregada para o estudo dos diademas plumários dos Kaxináua, uma esfera eminentemente masculina (pp. 69-83). Phyllis Rabineau retoma este assunto procurando mostrar em "Artists and leaders: the social context of creativity in a Tropical Forest culture" (pp. 87-109) que a cultura material pode ser utilizada para elucidar processos sociais, no caso, as íntimas ligações entre arte, liderançaa e xamanismo. Helen Tanner discute a tecelagem entre os Kaxináua (pp. 111-123), enquanto Susan G. Ferguson escreve sobre "Craftsmanship and design in Cashinahua ceramics" (pp. 125-129) e Alice Dawson sobre "Graphic art and design of the Cashinahua" (pp. 131-149). Phyllis Rabineau apresenta a partir da página 151 o catálogo da coleção Kaxináua, segundo as seguintes categorias: objetos cerimoniais, ornamentos, adornos da cabeça, cestaria e esteiras, panos e vestuário, instrumentos e armas, cerâmica, e brinquedos.
Cfr. comentário de Sonia Terezinha Ferraro Dorta na Revista do Museu Paulista, N.S., vol. XXIV, São Paulo 1977, pp. 255-259.

(p. 310-311)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.