3616

<

>



JUNQUEIRA, Carmen
  • Os índios de Ipavu. Um estudo sobre a vida do grupo Kamaiurá. 3a. edição. São Paulo, Editora Ática, 1979. 111 páginas, 11 quadros, ilustrado. Bibliografia.

"Este livro é uma tentativa de relatar o sentido que os kamaiurá atribuem a sua existência individual e coletiva, em termos de suas disponibilidades no presente e das perspectivas que se lhes delineiam no futuro (p. 8). Para isso, a autora que tem larga experiência de campo na área, conduziu em 1971 vinte e uma entrevistas orientadas cujos resultados se encontram unificados no último capítulo (pp. 87-104). E aqui não logrou o seu fim, a não ser num nível elementar. A exposição do contexto da vida indígena, entretanto, que Junqueira incluiu para maior inteligibilidade da visão do mundo kamayurá, tornou-se o ponto alto do livro: o cuidado em obter dados quantificáveis sobre as atividades de subsistência do grupo e a clara percepção, sempre presente ao longo do texto, de que elas se desenvolvem dentro de um programa protecionista oficial, configuram o livro um dos mais objetivos de que dispomos para a antropologia econômica e a antropologia aplicada do Alto Xingu.
Cfr. comentário de Daniel Russel Gross, sob o título "Etnologia xinguana", in Anuário Antropológico 76, Rio de Janeiro 1977, pp. 282-291, e de Maria Isaura Pereira de Queiroz in Cadernos do Centro de Estudos Rurais e Urbanos, n. 11, São Paulo 1978, pp. 175-176.

(p. 305)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.