3484

<

>



GROSS, Daniel R.
  • A new approach to Central Brazilian social organization. In Brazil: anthropological perspectives, edited by Maxine L. Margolis and William E. Carter, New York, Columbia University Press, 1979, pp. 321-342, notas. Bibliografia ao final do volume.

Sob o infeliz termo de "Central Brazilians" o autor reune os Timbira, Apinayé, Kayapó, Suyá, Kreen-Akrore, Erigbaktsa, Xerente, Xavante, Nambikwara, Karajá, Bororo, Munduruku e Tapirapé, faz uma revisão desdenhosa da bibliografia existente e anuncia: "Minha orientação leva-me a reabrir as questões do porquê são os 'Central Brazilians' tão distintos como grupo, de como as suas invulgares instituições podem ter evolvido, e quais os fatores que podem ter agido seletivamente, em sentido evolucionário. Procurei respostas a esses problemas na influência do habitat natural, nos padrões guerreiros, na pressão populacional e na expansão colonial" (p. 324, tradução minha). Segue-se um modelo da adaptação dos "Central
Brazilians" em termos puramente conjeturais, em que abundam os condicionais e, à página 330 dá-se o início da "especulação plausível das causas de certas instituições". Na parte final do artigo o próprio autor acaba reconhecendo a impropriedade da abordagem: "Pode-se objetar que eu selecionei aspectos culturais particulares de sociedades particulares porque eles se conformam ao meu modelo geral da sociedade centro-brasileira e que portanto eu não posso pretender ter 'testado' o modelo. Isso é verdade. O objetivo foi principalmente demonstrar a plausibilidade do modelo proposto …" (p. 341, tradução minha).

(p. 257-258)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.