3427

<

>



FRIKEL, Protásio
  • Os Kaxúyana. Notas etno-históricas. Belém, Museu Paraense Emílio Goeldi, 1970. Publicações avulsas n. 14. 82 páginas, 1 mapa, 6 estampas, 4 apêndices. Bibliografia.

"Como ponto de partida para este estudo etno-histórico, podemos tomar uma constatação dos pajés Kaxúyana, nossos principais informantes. Perguntados sobre a origem da sua tribo, responderam claramente: 'Nós somos um povo 'misturado'. Alguns (grupos) subiram o Amazonas e Trombetas; outros baixaram, vindo das cabeceiras dos rios Cachorro, Cachorrinho e Trombetas e das altas serras de mais além. Encontraram-se aqui no Cachorro. Primeiro brigaram; depois se ajeitaram; e por fim se misturaram …'. Com estas palavras definiram, praticamente, toda a situação das mesclagens interindígenas de seu grupo e o fundo histórico de seu povo" (p. 9). E Frikel, para tentar a reconstrução da história do grupo, baseia-se "em notas dos tempos recentes, em dados dos cronistas dos tempos da conquista, na tradição tribal" (p. 7) e em mitos de fundo histórico. A tentativa do autor resulta em experiência interessante, independentemente de como se pense acerca da utilização desses materiais com tal objetivo.
Os apêndices incluem: I. Reminiscências andinas e circum-karib? II. O problema dos Warikyana e das migrações indígenas do século XVII. III. Denominações geográficas e etnográficas dos Kaxúyana. IV. Transcrição kaxúyana.

(p. 235-236)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.