3285

<

>



DANTAS, Beatriz Góis e DALLARI, Dalmo de Abreu
  • Terra dos índios Xocó. Estudos e documentos. Apresentação de Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo, Comissão Pró-Índio, 1980. 186 páginas. Bibliografia.

O volume compreende a reprodução facsimilar de documentos relativos aos direitos de propriedade da Ilha de São Pedro, Sergipe, pelos índios Xocó. Foram enviados em 1979 à FUNAI pela Comissão Pró-Índio "para que fossem utilizados na defesa dos direitos Xocó contra os ataques da família Britto" (p. 7).
A documentação é seguida por um estudo etno-histórico sobre "A antiga Missão de São Pedro do Porto da Folha e a recente questão dos Xocó de Sergipe" (pp. 143-183), em que a autora focaliza "grupos indígenas que, aldeados pelos brancos para atender aos interesses destes na fase de ocupação do vale do São Francisco pelos currais, são, no decorrer dos séculos, submetidos a pressões diversas que, passando pela negação de sua existência por parte dos grupos dominantes, culmina com a dispersão e posterior reagrupamento dos grupos familiares ou mesmo de indivíduos que se identificam como xocó. Nessa trajetória, a posse da terra é o problema fundamental" (p. 143).

(p. 187-188)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.