2806

<

>



ZERRIES, Otto
  • Wild- und Buschgeister in Südamerika. Eine Untersuchung jägerzeitlicher Phänomene im Kulturbild südamerikanischer Indianer. Studien zur Kulturkunde, XI. Wiesbaden 1954. x, 401 pp. in-8°, 16 figuras no texto, 4 pranchas e 1 mapa fora do texto. Bibliografia.

Baseado em numerosa literatura, sôbre índios sul-americanos, o autor analisa os dados sôbre espíritos da caça e espíritos da mata, distinguindo entre êstes últimos os essencialmente ligados às plantas e os meramente silvícolas. Na parte dedicada aos espíritos da caça, trata do senhor dos animais, dos espíritos auxiliares do caçador, dos senhores das espécies animais, do ritual da caça e das almas dos animais. Na parte referente aos espíritos da mata, são êles estudados na sua relação com as plantas, nos seus característicos, nos conceitos a êles ligados bem como na sua significação histórico-cultural. O mérito da obra consiste em chamar a atenção para fenômenos ainda não sistemàticamente estudados na Etnologia Sul-Americana. A boa coordenação do variado material torna o livro um útil instrumento de trabalho para futuras pesquisas.

Cf. os comentários de Herbert Baldus na Revista do Museu Paulista, N. S., IX, São Paulo 1955, pp. 320-321, e de Egon Schaden na Revista de Antropologia, V, n. 1, São Paulo 1957, pp. 105-106.

(p. 736-737)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.