2311

<

>



LAMING, Annette, e EMPERAIRE, José
  • A jazida José Vieira. Um sítio guarani e pre-cerâmico do interior do Paraná. Prefácio de José Loureiro Fernandes. Universidade do Paraná, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Antropologia, Arqueologia n. 1, Curitiba 1959, iv, 143 pp. in-10°, 41 figuras no texto, 2 pranchas e 1 mapa fora do texto. Bibliografia.

Os autores estudam ossadas humanas, cerâmica e pedras lascadas que encontraram nessa jazida situada na margem esquerda do baixo Ivaí. Os cacos pertencem ao "complexo cerâmico guaraní" cujo "centro de difusão é evidentemente a bacia do Alto-Paraná" (p. 65) e que parece ser "o resultado de duas séries de influências, umas vindo dos grandes centros de civilização do Perú, difundindo-se no Noroeste para o Sul e para o Leste, as outras, podendo ou ser autóctonas, ou originárias de zonas mais meridionais." (p. 77). "A indústria lítica dê José Vieira apresenta um interêsse excepcional, não sòmente porque é a primeira vez que uma indústria de pedra lascada é descoberta e estudada no interior do Paraná, mas também porque essa indústria foi descoberta com estratigrafia." (p. 81).
O trabalho é magistral tanto pela técnica da pesquisa de campo, como também pela apresentação do material colhido e por sua comparação com achados de outras regiões.

(p. 403-404)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.