2266

<

>



HOLANDA, Sérgio Buarque de [1902-]
  • Caminhos e fronteiras. Coleção Documentos Brasileiros, LXXXIX, Rio de Janeiro 1957. ix, 334 pp. in-8°, 6 figuras no texto, 24 figuras em pranchas e 1 mapa fora do texto, índices alfabéticos de nomes e matérias. Bibliografia.

As páginas 13-159 reproduzem, com ligeiras modificações e acréscimos, o trabalho publicado pelo autor sob o título "Índios e mamelucos na expansão paulista" (cf. B. C. 658).
Na parte seguinte, intitulada "Técnicas rurais", o autor tratando da contribuição do índio, declara: "Pode-se dizer que com muito poucas exceções, onde o europeu adotou entre nós algum produto indígena associado a métodos plenamente desenvolvidos para seu aproveitamento, adotou também êstes métodos, abstendo-se de modificá-los. Quando se tratasse de artigos já conhecidos no Velho Mundo, como era o caso do algodão, limitava-se em geral a aperfeiçoá-los em alguns
pontos, sem contudo alterá-los substancialmente." (p. 204).
De acôrdo com esta observação vem, então, na terceira e última parte do livro, denominada "O fio e a teia", a conclusão seguinte: "Se é certo que no preparo do algodão para a indústria têxtil as técnicas adventícias prevaleceram continuamente sôbre as indígenas desde os tempos iniciais da colonização, não parece menos verdadeiro que a índios da terra e mamelucos, de preferência, estivessem confiados pelo menos em São Paulo, os misteres da fiação e tecelagem." (p. 259).
Evidencia a presente obra a importância do índio no desenvolvimento cultural do Brasil, oferecendo, também, rico material para o estudo dos problemas da aculturação em geral.

(p. 366-367)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.