1991

<

>



CARDOSO, Armando Levy
  • Toponímia Brasílica. Coleção General Benício, IX. Rio de Janeiro 1961, 476 pp. in-8°, índices alfabéticos de autores, nomes de lugares e tribos e de matérias. Bibliografia.

Êste livro, que revela amor ao passado indígena do Brasil, caracteriza-se pela frase seguinte: "Se, no atinente às denominações geográficas, seguíssemos, sempre, o critério de conservar, rigorosamente, na denominação dos topônimos brasílicos, a nomenclatura primitiva por que os mesmos eram conhecidos entre os silvícolas, estaríamos trabalhando em prol da etnologia brasílica…" (p. 192).
Depois de longa "Introdução" (pp. 25-336) composta de eruditas considerações sôbre a literatura da etnologia e lingüística dêste País, a chamada tupimania e outros assuntos ligados ao estudo dos nomes próprios de lugares, o autor apresenta glossários (pp. 337-428) enumerando alfabeticamente étimos de línguas karaíb, aruak e bororo, acompanhados de informações bibliográficas a respeito. Observa o general Levy Cardoso: "…julguei não ser de todo inútil o tempo gasto no estudo dos dialetos aruacos e caribes, uma vez que tinha à minha disposição os mais preciosos elementos para a consecução de meu objetivo, os quais eram, precisamente, de um lado, o contato com o próprio silvícola e, de outro, a inestimável colaboração de todos os companheiros da Comissão de Limites do Setor Norte." (p. 90). Assim, êle fornece valiosa contribuição ao estudo dos étimos não tupi da toponímia do Brasil, campo de pesquisas de cujos poucos cultivadores já se destaca Francisco S. G. Schaden com seu trabalho sôbre "Denominações caingang na geografia brasileira" (B. C. 1438).

(p. 180-181)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.