1985

<

>



CAMÊU, Helsa
  • Música indígena. Revista Brasileira de Folclore, ano II, n. 4, Rio de Janeiro 1962, pp. 23-38, notações musicais no texto, resumos em francês e inglês.

Nos documentos musicais colhidos por Léry (B. C. 848) entre os Tupinambá e por pesquisadores modernos entre diversas outras tribos brasileiras, a autora encontra como característicos "ausência da nota sensível", "desconhecimento da fórmula conclusiva" e "encadeamento dos intervalos". (pp. 30/31). Conclui: "Julgar que a música indígena é destituída de beleza e somente constituída por limitado número de sons, e êstes mesmos encadeados em pequenas distâncias, não corresponde, absolutamente, à realidade, visto que, se grupos há realmente pobres em música, como o Borôro, outros, como o Tembé, os velhos Guaicurus, o Kadiuéu, o Kaiuá, possuem linhas bem mais largas e, no caso do Tembé, fórmulas características já apontadas, que os destacam pela originalidade e pela beleza." (p. 37).

(p. 177)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.