1913

<

>



BIOCCA, Ettore
  • Viaggi tra gli Indi. Alto Rio Negro - Alto Orinoco. Appunti di un biologo. I: Roma 1965, xxi, 553 pp. in-8°, 149 figuras e 3 mapas no texto, índice alfabético de nomes e matérias, bibliografia; II: Roma 1966, xxiv, 563 pp. in-8°, 169 figuras e 5 mapas no texto, índice alfabético de nomes e matérias, bibliografia; III: Roma 1966, xviii, 335 pp. in-8°, 172 figuras, 5 mapas e transcrições musicais do texto, discografia; IV: Roma 1966, discos de gravação de som em 15 envelopes com figura no anverso e comentário no reverso.

O primiro volume desta monumental obra reune os dados obtidos pelo autor entre os Tukano, Tariana, Baniwa e Makú (cf. B. C. 212-215). Os volumes II a IV encerram os resultados de interêsse etnológico da sua segunda viagem à Amazônia realizada de novembro de 1962 a julho de 1963. O segundo volume trata da terra dos Yanoáma (Yanonámi de Becher) e de suas relações com os brancos, da sua língua e aparência física, da sua cultura material, organização familial e social, de ritos, guerra, endocanibalismo e mitologia. O terceiro volume traz a documentação fotográfica e lingüística, bem como uma introdução à documentação sonora. Esta constitui o quarto volume em forma de uma coleção de quinze discos de língua e ritmo, dança e canto, sendo quatro de meloterapia xamânica.
A excelente documentação dos dados colhidos é corroborada por extensas citações da literatura a respeito. Magníficas fotograficas, muitas delas em côres, ajudam a compreender e sentir a vida indígena. Pormenorizados índices alfabéticos tornam a obra um instrumento de trabalho.
Cf. o comentário de Herbert Baldus na Revista do Museu Paulista, N. S., XVII, São Paulo 1967.

(p. 132)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.