1857

<

>



BANNER, Horace
  • O índio Kayapó em seu acampamento. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, N. S., Antropologia, n. 13, Belem do Pará 1961, 51 pp.

O autor relata despretensiosamente o que tem visto e ouvido, como missionário, entre êsses Gê, organizando os dados sob os seguintes títulos: O acampamento ― Enfeites e pinturas ― O casamento ― A família ― A casa dos homens ― O resguardo de quem matou ― Brincadeira e diversões ― Brinquedos ― Hóquei ― Luta corporal ― Batalha de fogo ― Espingardas de pressão ― Cabo de guerra ― Arremêsso de dardos ― Brigar com marimbondos ― A festa da castanha nova ― Na água ― Cantar e dançar ― Festas ― Crenças e temores ― Morte e entêrro ― O órfão ― Pequeno dicionário de alimentação. Observa: "Colhi material entre os Gorotíre do Rio Fresco, os Kuben-kran-kein do Riozinho, os Kô-krai-môro do alto Xingu, os Men-krang-no-tí do Rio Curuá, como também de índios Chikrin e Djore provenientes do rio Tacaiuna." (p. 1).
Apresentando o autor, Eduardo Galvão declara: "O convívio de mais de vinte anos, o comando da língua e a boa capacidade de observação revelada nessas notas, são as suas credenciais." (p. 2).

(p. 95-96)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.