1574

<

>



SOUSA, Gabriel Soares de [1540(?)-1592]
  • Tratado descriptivo do Brasil em 1587. Comentarios de Francisco Adolpho de Varnhagem. Terceira edição. Bibliotheca Pedagogica Brasileira, serie 5.ª: Brasiliana, vol. 117, São Paulo 1938. liii, 493 pp. in-8.º

As abundantes citações de Gabriel Soares nas célebres monografias de Métraux sôbre a civilização material e a religião dos Tupinambá já provariam suficientemente o grande valor etnológico da obra considerada pelo seu comentador Varnhagen "talvez a mais admirável de quantas em português produziu o século quinhentista". Mas Gabriel Soares, senhor de engenho das vizinhanças de Jequiriçá, que, em 1587, ano indicado pelo título de seu livro, declarou ter residido no Brasil "por espaço de 17 anos", não observou e descreveu somente os Tupi da Bahia. A primeira parte de seu tratado é um "Roteiro geral da costa brasílica" com referências às diferentes tribos do litoral, desde os "Tapuias" do Amazonas até os "Tapuias" do rio da Prata.
A segunda edição (a primeira completa) da obra do eminente português com mentalidade de pesquisador foi feita, em 1825, pela Academia de Lisboa. Outra edição apareceu, em 1851, no tomo XIV da Revista do Instituto Historico e Geographico Brasileiro. A edição da "Brasiliana" é reprodução dessa.
Em 1945 apareceu a obra de Gabriel Soares de Sousa sob o título "Notícia do Brasil", com introdução e comentários de Pirajá da Silva, na Biblioteca Histórica Brasileira, XVI, S. Paulo, s. a., I: 351 pp. in-8.º, 3 figuras no texto, 6 pranchas fora do texto; II: 354 pp. in-8.º, 6 pranchas fora do texto, índice onomástico. A contribuição do comentador é insuficiente no tocante à parte etnográfica. Na introdução (I, p.21) êle observa, aliás, ser a edição publicada na série Brasiliana "a sexta e não a terceira edição do livro de Gabriel Soares de Sousa".

(p. 686-687)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.