1431

<

>



SCHADEN, Egon
  • Ensáio etno-sociológico sôbre a mitologia heróica de algumas tribos indígenas do Brasil. Sociologia, VII, n. 4, São Paulo 1945. 172 pp. in-8º. ― Resumo inglês: pp.161-164; bibliografia: pp.165-172. ― Apareceu também como Boletim LXI da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de S. Paulo, n.º 1 de Antropologia, distinguindo-se da edição da "Sociologia" por ter o índice à p. 173 ao invés de tê-lo à p. 3, e por indicar como ano de aparecimento o de 1946.

Esta substanciosa tese de doutoramento, cuja aceitação honra a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, é uma das mais importantes obras da Etnologia Brasileira moderna. Ê uma mina de dados magistralmente coordenados e um manancial de interessantes sugestões. Da riqueza do material já dão idéia os títulos dos capítulos. São os seguintes: I - A mitologia como estudo sociológico. II - Caracterização sumária dos mitos heróicos e sua posição no quadro geral das mitologias indígenas. III - Movimentos messiânicos entre os índios da América do Sul e sua relação com mitos heróicos. IV - A mitologia heróica duma tribo senhorial: os Kaduveo. V - A organização social e a vida religiosa dos Bororo Orientais à luz da mitologia heróica tribal. VI - A representação do dualismo kaingang no mito heróico tribal. VII - A mitologia heróica dos Apapokuva em suas relações com a vida religiosa e a organização social. VIII - A cosmogonia munduruku como expressão e síntese duma cultura tribal. IX - Observações sôbre os fundamentos míticos das chamadas "festas-de-Juruparí" e da instituição da casa-dos-homens. X - Conclusão.
Cf. o comentário de Herbert Baldus no Anthropos, XXXVII-XL (1942-45), Freiburg in der Schweiz 1947, p. 1006, e o de Florestan Fernandes no Boletin Bibliográfico de Antropologia Americana, X, México 1948, pp.190-192 (publicado também na Revista do Arquivo Municipal, CXXII, São Paulo 1949, pp.197-199).

(p. 630)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.