1386

<

>



ROTH, Walter E. [1861-1933]
  • An inquiry into the Animism and Folk-lore of the Guiana Indians. Thirtieth annual Report of the Bureau of American Ethnology, 1908-1909. Washington 1915, pp. 103-386, pranchas 4-7, figs. 1-6, bibliografia, glossário e, às págs. 427-453, índice alfabético.

Obra indispensável para o estudo dos índios da região limitada pelo Orinoco, rio Negro, Baixo Amazonas e Atlântico e da mitologia americana em geral. Foi qualificada como "excelente" por Koch-Grünberg (Vom Roroima zum Orinoco, II, p. 264). Não distingue suficientemente, porém, o valor de cada um dos vários autores em que se baseia. É por isso que os dados colhidos diretamente da bôca dos índios pelo etnólogo inglês representam os componentes mais importantes do presente trabalho.
Depois de ventilar o problema da crença num Ser Supremo entre as tribos daquela região, Roth passa a estudar os heróis tribais, os ídolos, as noções da criação dos homens, plantas e animais, as idéias da imortalidade do corpo e dos espíritos associados a êle, os sonhos, os espíritos familares, os espíritos da mata, da montanha, da água e do céu, os agouros e feitiços, as restrições e abstenções no tocante a jôgo, comida, indústria e nomes, a vida sexual, o médico-feiticeiro, o conceito de Kanaima, diferentes crenças índias a respeito de homens e animais, animismo e contos recém-importados, misturas de crenças indígenas e forasteiras e, por fim, folclore independente do animismo.
As numerosas lendas citadas ao tratar dêsses temas provêm, principalmente, de Arawak, Karaíb e Warrau.

(p. 611-612)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.