1372

<

>



RONDON, Cândido Mariano da Silva
  • Indios do Brasil, I: do Centro, Noroeste e Sul de Mato-Grosso, Rio de Janeiro 1946, 366 pp. in-8.º gr., 573 figuras no texto, índices alfabéticos de nomes e matérias; II: das Cabeceiras do Rio Xingu, dos Rios Araguáia e Oiapóque, Rio de Janeiro 1953, 363 pp. in-8.º gr., 401 figuras no texto, índices alfabéticos de nomes e matérias.

Coleção de fotografias tiradas em épocas diversas, desde 1890, por membros de vários serviços no sertão do Brasil dirigidos pelo general Rondon, que assina a introdução à presente obra. Essas figuras são uma mina de material etnográfico, psicológico e de Antropologia-Física. Os comentários que acompanham as séries do volume I são de autoria de Amilcar Armando Botelho de Magalhães e apareceram, na maior parte, também na revista América Indígena, México, 1943-1945.
Êsse volume reproduz fotos dos seguintes índios mato-grossenses: Ariti (Pareci), Iranche, Bororo, Umutina, Guató, Nambikuara e numerosas tribos da bacia do Madeira, Kadiuéu, Kaiuá e Tereno. Especialmente interessantes são as representações das cerimônias fúnebres dos Bororo, filmadas por Thomas Reis.
No segundo volume encontramos, além dos comentários de Botelho de Magalhães, notas sôbre os Karajá de autoria de Boaventura Ribeiro da Cunha (pp.165-198) e observações sôbre os Emerenhom, Galibi, Karipuna e Pariukur (Palikur) feitas por Eurico Fernandes entre estas quatro tribos do Território do Amapá (pp.269-292). Êsse volume reproduz fotos dos Kajabi, Bakairi, Kamaiurá, Uaurá (Waurá), Ualapiti, Auêti, Meinako, Kuikuro, Anaukuá (Nahukuá), Karajá, Akuê-Chavante, Gavião, Canella, Krahó, Guajajara, Krenak, Galibi, Pariukur, Oiampi, Iarupi e Kaianã.

(p. 605)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.