1297

<

>



RENDON, José Arouche de Toledo [1756-1834]
  • Memoria sobre as aldeas de indios da provincia de S. Paulo, segundo as observações feitas no anno de 1798. – Opinião do auctor sobre a sua civilisação. Revista trimensal de Historia e Geographia ou Jornal do Instituto Historico e Geographico Brasileiro IV (1842), segunda edição, Rio de Janeiro 1863, pp.295-317. – Transcrito na Revista da Sociedade de Ethnographia e Civilisação dos Indios, I, São Paulo 1901, pp.22-35.

Neste trabalho, datado de 1823, o autor aponta os maus tratos que os índios aldeados receberam, em São Paulo, durante os séculos XVII e XVIII.
Recomenda o seguinte: "1.° Convém extinguir para sempre o bárbaro costume de atacar os índios como inimigos, exceto em defesa; eles nos temem, e desejam a nossa amizade; 2.° Convém em toda a ocasião trata-los bem, a fim de que pelo seu próprio interesse procurem o nosso auxílio, ou seja contra as suas precisões, ou quando se vêem atacados por outras hordas mais poderosas; 3.° Convém aldea-los um pouco perto das nossas povoações, obrigando-os por boas maneiras a cultivar a terra, e a criar animais domésticos; 4.° Convém separar-lhes os filhos, ou parte deles, sem os escandalizar, logo que se achar conveniente, entregando a boas famílias, que os saibam educar, e que em prêmio lucrem os seus serviços até certa idade, marcada pela lei regulamentar." (p. 317).

(p. 575)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.