1247

<

>



PRADO, Francisco Rodrigues do
  • Historia dos indios Cavalleiros ou da nação Guaycurú. Revista do Instituto Historico e Geographico do Brazil I, terceira edição, Rio de Janeiro 1908, pp.21-44.

Essa monografia, escrita em 1795, no Real Presídio de Coimbra, pelo comandante dêste forte português no rio Paraguai, é, sem favor, a obra mais importante sôbre índios do Brasil redigida em língua portuguêsa no século XVIII. Entre as contribuições à Etnologia Brasileira produzidas nesse século, só a do jesuíta Sánchez Labrador, escrita em espanhol e tratando também dos Guaikuru, merece ser comparada a ela, sendo mais rica em dados do que a memória do oficial português, mas, por outro lado, mais influenciada pelo dogmatismo católico.
Na sua "Historia", Rodrigues do Prado não se limita a relatar acontecimentos históricos. Estuda a aparência física dêsses índios mato-grossenses e numerosos aspectos de sua cultura, descrevendo tanto adornos e armas, como a organização social e diversos fenômenos psíquicos. E chega a exprimir a seguinte observação sôbre aqueles vizinhos do seu presídio: "Este povo selvagem ama-se afetuosamente, e vive entre si em uma doce harmonia, sustentada desta amizade terna que faz a formosura da vida". (p.29). Tal conceito podia parecer influenciado pelas idealizações que Jean-Jacques Rousseau formou a respeito do suposto estado paradisíaco dos povos-naturais. Convém por isso notar que o autor não deixa de mostrar outros aspectos da vida guaikuru que se lhe afiguram menos belos.
O presente trabalho de Rodrigues do Prado já apareceu no jornal O Patriota, Rio de Janeiro 1814. W. C. von Eschwege o traduziu para o alemão, publicando-o no seu "Journal von Brasilien", II, Weimar 1818, pp.265-304. A primeira parte do original, isto é, a parte etnográfica, foi reeditada por Herbert Baldus na "Sociologia", XIII, n. 1, São Paulo, 1951, pp. 93-107.

(p. 556-557)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.