1198

<

>



PEREIRA, Nunes [1898-]
  • Bahira e suas experiencias. Etnologia amazonica. I. Belém do Pará 1940, 84 pp., 10 pranchas fora do texto.

Interessante coleção de lendas dos Kawahiwa-Parintintin, recolhida pelo autor em Três Casas, Livramento e Bamburral, em fins de 1937 e princípios de 1938. Bahira é "herói-civilizador" dêsses Tupi do rio Madeira, espertalhão e benfeitor ao mesmo tempo. Êste tipo é conhecido sob vários nomes na mitologia de diversas tribos norte e sul-americanas e designado "trickster" pelos etnólogos dos Estados Unidos. Seus semelhantes são, na América do Sul, o Makunaima dos Taulipang e Arekuná (Koch-Grünberg: Vom Roroima zum Orinoco, II), o Naxivé dos Karajá (Baldus: Ensaios de Etnologia Brasileira), o Pitanoé dos Tereno (ibidem), o Peru dos Chiripá (idem: Ligeiras notas sobre duas tribus tupís da margem paraguaya do Alto Paraná) e o Tawkxwax dos Matako (A. Métraux: Myths and Tales of the Matako Indians. Etnologiska Studier, IX, Göteborg, 1939).
Motivos da lenda do roubo do fogo (pp.44-47) têm analogias na mitologia chiripá, guaraiú, chiriguano, apapokuva-guarani e de outras tribos da mesma família lingüística tupi (cf. Baldus: Ensaios etc., pp.213-215).
Segundo Curt Nimuendajú (Handbook of South American Indians, III, Washington, 1948, p.293), as versões apresentadas por Nunes Pereira "seem incomplete and contain some mistakes".

(p. 535)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.