1184

<

>



PAULA, José Maria de [1878-1951]
  • Memoria sobre os botocudos do Paraná e Santa Catharina organisada pelo serviço de protecção aos selvicolas sob a inspecção do Dr. José Maria de Paula. Annaes do XX Congresso Internacional de Americanistas (Rio de Janeiro, 1922), vol. I, Rio de Janeiro 1924, pp. 117-137.

Contém preciosos dados sôbre os chamados "Bugres" de Santa Catarina ou Aweikoma, denominados às vêzes de Botocudos, mas não pelo mesmo motivo pelo qual foi dado êsse nome à tribo do rio Doce, pois os Aweikoma apenas usam pequeno pendente no beiço inferior, costume êsse restrito ao sexo masculino, ao passo que os Botocudos de Espírito Santo e Minas Gerais devem sua alcunha ao uso de rolos enormes introduzidos nos furos artificiais do lábio inferior e dos lóbulos das orelhas em ambos os sexos, rolos êsses que lembraram aos portuguêses o botoque, sinônimo de rôlha de barril.
As páginas 131-137 contêm duas pequenas listas de palavras, amhas chamadas "vocabulario botocudo" pelo autor, sendo colhidas, uma no aldeamento de Taio-Plate, Itajaí, Santa Catarina, e a outra no aldeamento de Palmas, Paraná. Não satisfazem às exigências científicas.

(p. 529-530)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.