1131

<

>



NORDENSKIÖLD, Erland
  • Modifications in Indian Culture through inventions and loans. Comparative ethnographical studies 8. Göteborg 1930. 256 pp. in-8º, ilustrações, mapas. Bibliografia.

Contém numerosas referências aos índios do Brasíl, principalmente nos capítulos que estudam "Elementos culturais conhecidos pelos índios, mas desconhecidos no Antigo Mundo antes da descoberta da América", "Certas invenções provàvelmente feitas independentemente tanto no Antigo como no Novo Mundo", "Invenções de distribuição isolada", "Invenções post-colombianas feitas pelos índios", "O que os índios aprenderam dos brancos ou dos negros", "Até que ponto empréstimos culturais são determináveis por comparações lingüísticas", "O uso de tubos e seringas para clister entre os índios", "História e distribuição geográfica da apicultura entre os índios", "Pontes", "Flechas e dardos de silvo" e "Gongos".
O que o autor chama de "gongos" são espécies de torocanas, tambores que consistem num tôro de madeira escavado e que servem para dar sinais. No estudo sôbre pinças (páginas 237, 238 e mapa 7) não há referências ao Brasil, pois o autor deixou de mencionar as grandes pinças feitas de taquaruçu ou madeira rija com as quais os Aweikoma de Santa Catarina tiram os alimentos do fogo e das panelas quando em estado de ebulição, como lemos em José Maria de Paula: Memoria sobre os botocudos do Paraná e Santa Catharina, pg. 125.

(p. 508-509)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.