1110

<

>



NIMUENDAJÚ, Curt
  • Social Organization and Beliefs of the Botocudo of Eastern Brazil. Southwestern Journal of Anthropology II, n. 1, Albuquerque 1946, pp.93-115, 1 mapa no texto.

Êste valioso trabalho reune os dados colhidos pelo autor em 1939 entre os remanescentes dos Botocudos que, antigamente, viviam em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia e cuja língua é considerada isolada. Distingue-os dos chamados "Botocudos de Santa Catarina" e da tribo de dialeto guarani que habita a parte ocidental do Estado do Paraná e costuma ser designada também como "Botocudo". Para fins comparativos apresenta pequena lista de palavras dêsses três grupos e ainda dos Guarani e Kaingang de São Paulo (p. 9-4,).

Trata, em seguida, de vários aspectos da organização social e religião, a saber: da divisão em subtribos, da liderança e das lutas internas; dos têrmos de parentesco e do casamento; dos sêres sobrenaturais ("Marét") e do culto a êles dedicado; da magia, das almas e dos espíritos. Reproduz, por fim, versões de mitos de origem e de outras lendas (pp.110-115).

(p. 498-499)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.