1076

<

>


NIMUENDAJÚ UNKEL, Curt 1883-1945

Esta obra, uma das mais importantes da Etnologia Brasileira, principalmente com referência aos índios do sul de Mato Grosso, de São Paulo e do Paraná, é indispensável para o estudo das religiões sul-americanas e das línguas tupi. A abundância de dados psicológicos evidencia o padrão de comportamento tribal dos Apapokuva.

O autor passou vários anos com os Guarani do sul de Mato Grosso e do Estado de São Paulo, falando correntemente sua língua. No presente trabalho estuda a história das migrações de algumas hordas guarani à procura da "terra sem mal'', e os conceitos de alma, os deuses, demônios, heróis e médicos-feiticeiros de uma dessas hordas, a saber, dos Apapokuva. Os mitos da criação e destruição do mundo, que formam a base da religião dêstes índios, são reproduzidos no texto original e na versão alemã. Interessantes são, também, as comparações com a mitologia kaingang e ofaié.

No ano de 1944 apareceu em São Paulo a edição mimeografada, de 100 exemplares numerados, da tradução de Juan Francisco Recalde, sob o título "Leyenda de la Creación y Juicio Final del Mundo como fundamento de la Religión de los Apapokuva-Guaraní por Curt Nimuendajú Unkel (Nimuendajú)", 148 pp., um mapa e as gravuras do original fora do texto. Recalde não se limitou a traduzir a parte alemã para o castelhano e a reproduzir os textos em apapokuva, mas também verteu êstes últimos para o guarani dos paraguaios modernos e acrescentou, além de numerosas notas filológicas espalhadas pelos diversos capítulos, um erudito ensaio lexicológico, de 29 páginas, sôbre têrmos empregados nos textos dos mitos. A tradução da parte alemã contém tantos erros que não pode ser utilizada para estudos científicos.

(p. 484-485)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.