1009

<

>



MÉTRAUX, A.
  • La causa y el tratamiento mágico de las enfermedades entre los indios de la región tropical sud-americana. América Indígena IV, n. 2, México 1944, pp.157-164.

O autor chega às seguintes conclusões: "Nas tribos índias da América tropical a doença é concebida geralmente como introdução dum objeto feita por um feiticeiro ou espírito. Êstes objetos mágicos são: espinhas, puas, ossos ou insetos que os pajés levam dentro de seu próprio corpo e que lançam contra as suas vítimas. A doença pode ser também causada por uma substância mágica, um veneno misterioso, que se identifica com a fôrça ou vitalidade do pajé e que êste pode inocular a distância. A alma dos animais ou das plantas é, às vezes, responsável pela situação crítica do indivíduo. A noção da perda da alma como origem das doenças é muito comum na região andina e no Chaco, mas sua difusão entre as tribos da América tropical é ainda mal conhecida.

"O tratamento é praticado por um pajé que se põe em estado de transe e convoca os espíritos para descobrir o culpado ou para conhecer, mediante seus espíritos auxiliares, a identidade do feiticeiro maligno. A cura pròpriamente dita consiste principalmente em massagens, fumigações e sucções, que têm a finalidade de extrair do corpo do doente os objetos patogênicos. Se a doença foi causada pela perda da alma, o pajé vai à procura desta última." (p. 164).

Cf. o comentário de J. Philipson (Sociologia, VIII, n. 4, São Paulo 1946, pp.321-323).

(p. 455-456)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.