0684

<

>



IHERING, Hermann von

Depois de ventilar ligeiramente alguns problemas da prehistória brasileira, o autor examina a atual população índia do Brasil meridional, dividindo-a em duas "famílias'', a dos Kaingang (ou Coroados) e a dos Chavante. Menciona, além disso, os Guarani do litoral paulista, observando, porém, a respeito: "… podemos provar que êles só no século passado tomaram posse de seu atual domicílio e que também os demais Guaranis e Kaiguas do Estado de São Paulo são provenientes do Paraguai e entraram no Estado de São Paulo só no século passado." (p. 252).

À vista dum vocabulário dos chamados "Bugres de Santa Catarina", o autor não duvida que êstes índios pertençam à família dos Kaingang e propõe denominá-los "Aweikóma", designando-os assim com o nome que êles próprios se dão. (p. 254).

No tocante aos Chavante do Estado de São Paulo que a si próprios se designavam pelo nome de "Oti", o autor reproduz um pequeno vocabulário da língua dêstes índios coligido por Curt Unkel-Nimuendajú e a informação dada por êste de existirem apenas quatro sobreviventes dessa tribo (pp.254 e 255).

Em seguida o autor apresenta um vocabulário dos Chavante-Opaié de Mato Grosso, que diferem completamente dos Oti (pp. 256-260). Unkel-Nimuendajú, a quem se deve também êste vocabulário, adverte, porém, na sua monografia sôbre os Apapokuva, p. 376, que essa publicação do vocabulário opaié contém inúmeros erros tipográficos dos quais uma parte altera o sentido. Com acréscimos e correções, esta lista de palavras foi reproduzida por Nimuendajú em seu trabalho "Idiomas indígenas del Brasil", pp. 567-573.

Concluindo o seu estudo, H. von Ihering diz: "É provável que o número total dos selvagens nos quatro Estados meridionais do Brasil não exceda a 10.000. Dêstes são os Guaranis mansos e aldeados, ao passo que entre as tribos do grupo Caingang há mansos e bravios. No Estado do Rio Grande do Sul todos êstes Caingangs são aldeados, mas no Estado de Santa Catarina só há índios bravios e independentes. Nos Estados do Paraná e São Paulo, parte dos Caingangs é aldeada e os restantes vivem em densas matas de grande extensão onde se tornam perigosos por assaltos aos viajantes, colonos e sertanejos." (pp. 261 e 262). — Isto foi dito em 1910!

(p. 321-322)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.