0497

<

>



FLORIANA, Mansueto Barcatta de Val 1863-1921

Referem-se ao kaingang do rio Tibagi, representando um dos melhores e mais volumosos trabalhos sôbre uma língua do Brasil.

Uma comparação lexicográfica dêsse dialeto com o de Palmas foi feita por Herbert Baldus no seu artigo "Sprachproben des Kaingang von Palmas'', Anthropos XXX, 1935.

Francisco S. G. Schaden ("A gramática kaingang de Frei Mansueto", Boletim Bibliográfico, ano I, volume IV, São Paulo 1944, pp. 47-66) publicou uma edição corrigida do primeiro dêsses trabalhos do missionário capuchinho, mencionando entre as razões que o levaram a fazer esta reprodução, "o número bastante grande de lapsos, sobretudo tipográficos, na edição de 1918, bem como certa falta de coerência, por parte do Autor, na grafia do idioma indigena. Êstes defeitos puderam ser corrigidos, pelo menos na sua grande maioria, pelo confronto do ensaio de gramática com os dicionários. Mesmo assim, continuam um tanto obscuras algumas passagens, em que todavia não ousamos tocar, porquanto não é de nossa alçada fazer qualquer modificação essencial no trabalho." (p. 48).

(p. 244)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.