0444

<

>



ELLIOT, João Henrique
  • A emigração dos Cayuaz. Narração coordenada sob apontamentos dados pelo sr. João Henrique Elliot, pelo socio effectivo o sr. brigadeiro J.J. Machado de Oliveira. Revista do Instituto Historico e Geographico do Brazil XIX (Tomo VI da terceira serie) 1856, segunda edição, Rio de Janeiro 1898, pp. 434-447.

Esta interessante narrativa trata das migrações dos Kaiuá (Kainguá) que, no século XIX, passaram das suas antigas moradas, situadas entre os rios Iguatemi e Ivinheima, para os sertões do outro lado do rio Paraná e foram aldeados, no ano de 1852, em Jataí, no rio Tibagi.

Segue um vocabulário alfabético português-tupi (ibidem, pp. 448-474), a respeito do qual observa Plínio Ayrosa (Apontamentos para a Bibliografia da língua tupi-guarani, p. 269): "Este Vocabulário, apesar da indicação — dos indios Caiuás — em nada tem a ver com os referidos índios. É apenas cópia muito mal feita, 'eivada de numerosos êrros tipográficos', da 1.ª parte do Dicionário Português e Brasiliano, que atribuímos a Fr. Onofre, impresso por Fr. Veloso em 1795. O Dr. Rodolfo Garcia baseando-se no título deste impresso equivocou-se evidentemente ao afirmar que ele se refere aos índios Caiuás (Dic. Hist. Geogr. e Etnogr. do Brasil, Rio de Janeiro, 1922, 1.º vol., p. 253). Medina, inadvertidamente, dá-o como se fosse de Fr. Veloso."

(p. 219-220)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.