0341

<

>



CORRÊA, A. A. Mendes 1888
  • Ameríndios. Extracto do fase. IV do tomo XXXII dos Anais da Faculdade de Ciências do Porto. Porto 1948. 27 PP·

Neste importante artigo, que contém várias referências especiais ao Brasil, é estudada a contribuição da Antropologia-Física para a classificação dos índios.

O autor chega à seguinte suposição: "O Novo Mundo teria sido povoado inicialmente, no fim da era glaciária, por uma estirpe humana indiferenciada, que, por motivos indeterminados e em ambientes vários, deu origem a grupos somáticos de tendências evolutivas diversas, cujo mongoloidismo, caucasoidismo, negroidismo ou australoidismo não seriam necessàriamente (nem mesmo provàvelmente) o resultado de intrusões mongolóides, caucasóides, negróides ou australóides, mas estariam na caracterização do tronco primordial ou nas potencialidades germinais ou adaptativas deste. Assim, as afinidades com as outras estirpes humanas resultariam da comunidade primitiva ou de simples convergência". (pp.26 e 27).

E conclui: "Quer perante o heterogéneo concurso de novos elementos antropológicos, quer em face da multiplicidade de tendências evolutivas do tipo ou tipos primordiais, o panorama bio-étnico é, e será, no continente americano, mais de polimorfismo, de variedade (originada na multiplicidade de genes e meios), do que da unidade racial concebida .por alguns cientistas e pensadores." (p. 27).

(p. 180)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.