0332

<

>



COLBACCHINI, Antonio, e ALBISETTI, Cesar
  • Os Bororós Orientais Orarimogodógue do Planalto Oriental de Mato Grosso. "Brasiliana" série Grande Formato IV, 1 mapa, índice alfabético.

Ainda que a presente publicação seja, em essência, a tradução da obra publicada em italianao por Colbacchini, em 1925, distingue-se por numerosas modificações e importantes acréscimos, isso devido, em grande parte, à colaboração do culto bororo Tiago Marques Aipoburéu. Foram suprimidas as citações de outros autores e passagens referentes às atividades missionárias. Foram corrigidos inexatidões e erros, consideràlvemente aumentados os dados sôbre fenômenos sociais, religião, medicina e coleção de mitos, foram anexados um extenso vocabulário alfabético bororo-português (pp.405-440) e uma lista de nomes próprios dos membros da tribo (pp.441-446). Foi acrescentado, também, uma capítulo intitulado "Posição social da mulher entre os Boróro-Orientais" e transcritas, além disso, as afirmações de Tonelli feitas em 1929, acêrca dêste assunto. Considero supérflua esta transcrição, pois repete os dados de Colbacchini e Albisetti, acrescentando-lhes certas conclusões cientìficamente injustificáveis. Acréscimo mais interessante é o da versão portuguêsa do estudo sintático do mesmo Tonelli (pp.308-321). Certas ilustrações da edição italiana não foram reproduzidas na edição brasileira, principalmente as referentes à vida nas missões e paisagens, sendo, porém, poucas as suprimidas no valor etnográfico.

É justamente a minha grande admiração pelos esforços científicos de Colbacchini e Albisetti que me faz sentir, no presente trabalho, a ausência de um estudos das relações culturais dos Bororo com outros índios e com os brancos, como também de dados sôbre a psique de determinados indivíduos. Missionários que passaram tôda a sua vida em contacto com a mesma gente, deviam estar, mais do que qualquer outro,, em condições de escrever a biografia de alguns dos seus catequizados e de fornecer preciso material para pesquisas sôbre os problemas de aculturação.

(p. 175)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.