0299

<

>



CASPAR, Franz
  • Tupari. Unter indios im Urwald Brasiliens. Braunschweig 1952. 217 pp. in-8º, 1 mapa no texto, 37 figuras em pranchas fora do texto.

O autor descreve as experiências, sofrimentos e prazeres que teve em 1948, quando passou quase meio ano com essa tribo da parte brasileira da bacia do Guaporé. Seu livro é uma mina de dados etnológicos, sendo especialmente importantes os referentes a diversas espécies de pajelança. O valor principal, porém, é de caráter psicológico. Não conheço autor que descreva com maior intensidade o convívio prolongado de um homem branco com uma tribo brasileira, observado Caspar os inúmeros detalhes da vida diária na maloca. Assim, essa obra não só merece a atenção do cientista, como também deve ser recomendada a todos os que, através de uma leitura agradável, desejam familiarizar-se com a vida do índio.

Excelentes fotos acompanham o texto.

Na Revista do Museu Paulista, N.S, VII, São Paulo 1953, pp. 302-248, o autor publicou a elaboração científica da importante parte de suas observações sob o título "Some Sex Beliefs and Practices of the Tupari Indians".

(p. 163)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.