0299

<

>



CASPAR, Franz
  • Tupari. Unter indios im Urwald Brasiliens. Braunschweig 1952. 217 pp. in-8º, 1 mapa no texto, 37 figuras em pranchas fora do texto.

O autor descreve as experiências, sofrimentos e prazeres que teve em 1948, quando passou quase meio ano com essa tribo da parte brasileira da bacia do Guaporé. Seu livro é uma mina de dados etnológicos, sendo especialmente importantes os referentes a diversas espécies de pajelança. O valor principal, porém, é de caráter psicológico. Não conheço autor que descreva com maior intensidade o convívio prolongado de um homem branco com uma tribo brasileira, observado Caspar os inúmeros detalhes da vida diária na maloca. Assim, essa obra não só merece a atenção do cientista, como também deve ser recomendada a todos os que, através de uma leitura agradável, desejam familiarizar-se com a vida do índio.

Excelentes fotos acompanham o texto.

(p. 163)

Na Revista do Museu Paulista, N.S, VII, São Paulo 1953, pp. 202-248, o autor publicou a elaboração científica de importante parte de suas observações sob o título "Some Sex Beliefs and Practices of the Tupari Indians".

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.