0249

<

>



BUENO, José Antonio Pimenta
  • Extracto do discurso do presidente da Provincia do Mato-Grosso, o Doutor José Antonio Pimenta Bueno, na abertura da Assembléa Legislativa Provincial, em o dia 1 de março de 1837. Revista do Instituto Historico e Geographico Brasileiro II (1840), terceira edição, Rio de Janeiro 1916, pp. 172-176.

Observa a respeito dos índios de Mato Grosso: "…cinquenta e três diversas nações estão reconhecidas, e delas somente dez domesticadas; algumas outras apenas chegam à fala. No número das domesticadas não incluo a soberba e intrépida nação dos Cavaleiros Guaicurus, sempre errante, e empreendedora. Temos tirado não pequena vantagem para o serviço e defesa do Baixo Paraguay, dos Guatos, Laianas, Terenas, Quinquenaos e Guanas: a boa índole e serviços dos Apiacás prometem-nos igualmente interesses na navegação do Jurena para o Pará: assim como prometiam as tribos dos Jacarés e Caripunas na povoação do Ribeirão e navegação pelo Guaporé."

Menciona as regiões desconhecidas de Mato Grosso em 1837.

No tocante ao tratamento que se deveria dar aos índios, diz o seguinte: "Como o sistema de conservar os índios em aldeia não é seguramente o melhor, antes repelido pela longa experiência, que o Brasil tem tido, ou porque nunca prosperaram, ou porque chegam muitas vezes, como ainda há pouco aconteceu na Província de Goiaz, a fugir todos, quando devera supor-se que o decurso de muitos anos os tivesse civilizado, parece que todas as providências resumem-se na fortuna de achar homens zelosos, que se apliquem com interesse decidido ao trabalho de dar-lhes aquele grau de civilização necessária para que eles se desprendam da vida selvagem, cumprindo desde então separá-los para que percam no todo os costumes bárbaros, que juntos nunca deixam, e sobre tudo aproveitar os filhos, que com facilidade recebem nossos hábitos".

(p. 146)

This site is part of the Etnolinguistica.Org network.
Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.